TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Colecionador De lágrimas

Artigos Científicos: O Colecionador De lágrimas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas é um livro de ficção histórica, de Augusto Cury, psiquiatra e escritor brasileiro.

Ambientado na Inglaterra, narra a história de Júlio Verne, professor universitário de história, especialista em nazismo e II Guerra Mundial. O desenrolar do livro ocorre quando Júlio começa a ter insônias e pesadelos, como se ele mesmo estivesse vivendo as atrocidades do nazismo e estes sonhos tornam-se um pesadelo em sua vida, misturando o passado com o seu presente.

Júlio Verne passa então, a viver acreditando estar sendo perseguido pelos nazistas. Não só ele, mas toda a sociedade alemã. Na faculdade ele começa a debater sobre os seus pesadelos, gerando nos alunos um novo comportamento, no qual eles passam a refletir sobre o passado, não mais se tornando repetidores de ideias. Mas esse novo comportamento, por sua vez, desagrada a Instituição e Júlio Verne é afastado temporariamente de suas atividades.

As aulas anteriormente ministradas tornam-se reuniões, e passam a acontecer em sua casa. Um número cada vez maior de alunos começam a se interessar pelo assunto e pelos acontecimentos e estas abordagens passam a ser polêmicas e calorosas, colocando todos os holofotes sobre ele.

Júlio é procurado, então, por uma equipe de cientistas. Oferecem a ele a possibilidade de voltar na história, no auge da ocupação nazista na Europa, através de uma máquina do tempo, financiada pelas forças armadas e que usa a teoria da relatividade e da quântica para efetuar essa viagem. Voltar no tempo, para quê? Para um acerto de contas com Hitler, seus aliados, consigo mesmo e com toda a espécie humana.. Mesmo considerando todos os riscos e tendo a certeza de uma vez aceitando esse convite correria o risco de não mais voltar a sua época e sua vida atual, Júlio aceita o desafio.

E no desenrolar dessa fascinante história, Júlio descobre que os nazistas, que supostamente tentam matá-lo no presente, existem porque ele, no futuro, já tinha entrado na máquina e voltado ao passado. Um livro intrigante, que alia uma trama de suspense, a conceitos tão afins de Augusto Cury, sobre a complexidade da mente humana, a exemplo da mente de Hitler.

“A violência não é produzida apenas por seus patrocinadores, mas também pelos que se calam sobre ela’”. (Júlio Verne)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com