TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futebol

Trabalho Escolar: O Futebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  6.432 Palavras (26 Páginas)  •  2.619 Visualizações

Página 1 de 26

Introdução

O futebol é um dos desportos mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este desporto desperta interesse em função de sua forma de se disputar a bola.

Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos com bolas em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram denominados como futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de desporto desde os tempos antigos.

O futebol tornou-se tão popular graças a sua simples maneira de jogar. Basta uma bola, duas equipas e a baliza, para que, em qualquer lugar, crianças e adultos possam divertir-se a jogar futebol. Na rua, na escola, ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar futebol.

História do Futebol

Origens do futebol na China Antiga

Na China Antiga, por volta de 3000 a.C., os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipas para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestida com cabelo.

Formava-se duas equipas com oito jogadores e o objectivo era passar a bola de pessoa em pessoa sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

O futebol na Idade Média

Há relatos de um desporto muito parecido com o futebol, embora se usava-se muito a violência.

O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que se dividiam em duas equipas: atacantes e defesas. Era permitido dar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipa era formada por 27 jogadores, onde as equipas tinham funções diferentes no campo.

O futebol chega à Inglaterra

Pesquisadores concluíram que o futebol chegou a Inglaterra por volta do século XVII.

Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180,00 m e nas duas pontas seriam instalados dois arcos rectangulares chamados de baliza. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objectivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando.

No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol.

No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo à baliza para evitar a entrada da bola.

Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o penalti, para castigar a falta dentro da área.

O profissionalismo no futebol foi iniciado apenas em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objectivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol se fosse necessário.

No ano de 1897, uma equipa de futebol inglesa chamada Corinthian fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.

Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.

No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de selecções (Campeonato do Mundo) de quatro em quatro anos.

A história do futebol português

O futebol moderno foi introduzido em Portugal em 1884 por Guilherme Pinto Basto, que havia regressado recentemente de Inglaterra. No entanto, foi preciso esperar quatro anos para que se realizasse o primeiro jogo oficial, nos arredores de Lisboa, na pitoresca vila costeira de Cascais.

O primeiro estádio

O arranque do futebol como um fenómeno popular manteve-se discreto, até que em 1893 um grupo de Cascais aproveitou para formar uma equipa constituída por expatriados ingleses. Nesse mesmo ano foi construído o primeiro campo de futebol no centro de Lisboa, no Campo Pequeno, no local onde hoje se encontra a Praça de Touros.

A ascensão do futebol

Rapidamente começaram a surgir vários clubes, o primeiro dos quais o Lisbonense, ao que rapidamente se seguiram o Real Ginásio Clube, o Carcavelos Clube e o Cabo Submarino, de exilados ingleses.

Em 1894, o Rei D. Carlos I patrocinou um jogo de equipas representantes do Norte e do Sul, sendo que em 1910 existiam já três associações regionais com sede em Lisboa, Porto e Portalegre, que se fundiram numa só, quatro anos mais tarde.

O primeiro campeonato

A I Grande Guerra Mundial travou o desenvolvimento do futebol, mas em 1921 assistiu-se ao primeiro encontro internacional de Portugal, que redundou numa derrota por 3-1 frente a Espanha, e à realização do primeiro campeonato nacional, uma competição por eliminatórias ganha pelo FC Porto, em Junho.

Em 1926, foi fundada a Federação Portuguesa de Futebol, e o desporto ganhou raízes fortes na sociedade.

Os três grandes

Já nessa altura, FC Porto, Benfica e Sporting, a par do Belenenses, dominavam o panorama a nível nacional, algo que se cimentou ainda mais quando começou o Campeonato da I Divisão, em 1938/39.

O FC Porto foi, mais uma vez, o primeiro clube a conquistar a prova. Apesar de, na altura, Portugal ainda não ser uma das potências do futebol europeu, a verdade é que o país foi um dos membros fundadores da UEFA, em 1954, e em apenas uma década tornou-se numa das forças dominantes no continente.

O sucesso do Benfica

Ironicamente, a ascensão do futebol português teve a ajuda de um exilado húngaro e de um jogador da colónia portuguesa de Moçambique. O experiente treinador nascido em Budapeste, Béla Guttmann, levara já o FC Porto ao título. Em 1959 transferiu-se para o Benfica e em dois anos o clube lisboeta tornou-se na primeira equipa, para além do Real Madrid CF, a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Gestos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com