TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Galvanometro

Trabalho Universitário: O Galvanometro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2012  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  1.538 Visualizações

Página 1 de 2

O galvanômetro é um instrumento muito sensível utilizado para medir correntes de baixa intensidade, como por exemplo, correntes da ordem miliampére. O galvanômetro nada mais é do que um amperímetro muito sensível, com o ponteiro no meio da escala, podendo assim medir correntes nos dois sentidos do circuito elétrico,constituído por uma bobina suspensa entre os pólos de um imã para que seja movimentada.

Para ligarmos um galvanômetro em um circuito é muito simples, basta liga-lo no circuito para que passe corrente através dele, para poder fazer a medição.

Quando ligado a um circuito elétrico, a corrente que passa pelo galvanômetro cria um campo magnético que move o ponteiro sobre uma escala graduada proporcional a corrente elétrica que transcorre o circuito elétrico, demonstrando assim, na escala, a intensidade da corrente.

A sua representação em um diagrama é:

a b

Todo galvanômetro apresenta características intrínsecas importantes, as quais determinam os limites de sua utilização. A primeira delas é a sua resistência interna r que vem da maior ou menor dificuldade apresentada à passagem de corrente. A segunda é a corrente máxima ig suportada pelo galvanômetro. Toda vez que uma corrente elétrica percorre um fio (bobina) este se aquece por efeito Joule. Há então um limite para o valor da corrente que pode passar pelo galvanômetro sem danificá-lo, isto é, sem que o fio da bobina possa ser danificado por alta temperatura. Além disso, a bobina vai mover-se e a estrutura mecânica que a suporta é muito delicada, impondo torques pequenos. Os galvanômetros utilizados no laboratório suportam correntes máximas da ordem de 22,5A (0,9μA/div), têm resistência interna Ri=150 , e sua precisão é de 1% do f.e. (fundo de escala). Pode ser colocada ainda uma proteção que eleva seu f.e. para aproximadamente 2mA mas mantendo a mesma Ri.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com