TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Handebool

Por:   •  24/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

HANDEBOOL

O handebol é um esporte muito praticado em determinadas regiões e, vem crescendo o número de seus praticantes em aulas práticas de educação física como a participação em competições. Se o praticante ou atleta não estiver devidamente preparado, o esporte poderão ocasionar lesões em seus praticantes. É alto a quantidade de praticantes de handebol que são lesionados devido a sua prática. Assim para que isso não aconteça é importante que haja uma equipe de profissionais para a prevenção de futuras lesões.

 É importante que treinadores respeitem a individualidade e o limite dos jogadores já que  o principal não é apenas preparar o jogador para um desempenho máximo para competições, mas também, evitar que não ocorram lesões nestes. O tornozelo e o joelho são os membros mais afetados durante a prática de handebol. Por ser um esporte muito rápido, os praticantes devem apresentar resistência e potência muscular para diferentes condições de jogo, como: saltos, arremessos, contra-ataques, mudanças bruscas de direção e fintas. Seus praticantes estão sujeitos a sofrerem lesões em qualquer fase de treinamento ou de competição. Este esporte predispõe o praticante a lesões em diversas partes do corpo, sejam elas por traumas, contato direto ou indireto  entre jogadores, fatores intrínsecos tais como: idade, sexo, flexibilidade, equilíbrio muscular, lesões pregressas, emocional, ou por fatores extrínsecos como: calçado, piso, treinamento, regras, biomecânica do gesto esportivo, trauma direto. Cabe então ao preparador físico métodos de acompanhamento preventivos principalmente durante o treino do qual é responsável.

Características fisiológicas

Analisar e identificar as qualidades físicas de seus jogadores e de determinadas posições mantém a eficácia de uma preparação física, na qual é dividida em duas fases: fase de preparação física geral e fase de preparação física específica.

A preparação física geral deve ser passada com todos os jogadores, e depende das características de cada jogo, o jogador deve estar preparado para diferentes situações. Assim, estes jogadores devem possuir características tais como: velocidade de deslocamento, potência muscular, coordenação e ritmo resistência anaeróbia, agilidade velocidade de reação entre outros fatores de forma que alguns jogadores passarão por desenvolvimento em determinadas características de acordo com sua posição para o jogo.

A preparação física especifica é de extrema importância já que cada posição no handebol possui características distintas, como uma maior velocidade de reação, potência muscular nos membros superiores, coordenação e ritmo, agilidade, resistência anaeróbia, flexibilidade entre outras características, devendo ser trabalhado com este, exercícios que proporcionem um desenvolvimento nessas qualidades físicas.

        Quanto maior a massa corporal, maior será a limitação de destreza, sendo assim será exigido um esforço maior para o movimento;  Quanto maior for à estatura do jogador, maior será sua dificuldade para deslocar seu centro de gravidade; Um melhor ritmo de contrações e descontrações musculares pode ser observado à medida que se aumente a destreza no movimento; Quando o indivíduo atinge um alto grau de coordenação perceptivomotriz, sendo capaz de realizar exercícios até de olhos fechados; A percepção cinestésica surge quando o jogador está empenhado em sua atividade, tendo uma maior destreza proporcionando-lhe uma naturalidade e segurança em seus movimentos; Quando o trabalho de destreza é feito buscando movimentos rápidos; Tensão muscular que está ligada ao estado mental do indivíduo. O excesso de treinamento ou exercícios repetitivos pode afetar a tensão muscular. A tensão exagerada dos músculos torna os movimentos rígidos, impossibilitando a destreza

Lesão

Lesão é toda agressão, ou dano, causado por trauma físico, em qualquer tecido do corpo. Qualquer lesão que seja, leva a perda da função normal e ao afastamento da atividade profissional.

Quando o corpo não consegue realizar sua recuperação, o praticante é forçado a parar com o esporte por um tempo e repousar. Os praticantes e atletas devem ser preparados de modo que a lesão não aconteça, ao invés de cuidar da lesão.

Uma das melhores maneiras de se prevenir lesões no handebol é respeitando as individualidades de cada atleta e ter um cuidado maior quanto à sobrecarga dos treinos ou jogos, pois é necessário que o treinador de cada equipe tenha o conhecimento que administrar essa área corretamente ajudará na prevenção de lesões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com