TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É AQUAPLANAGEM?

Por:   •  3/12/2016  •  Ensaio  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É AQUAPLANAGEM?

A aquaplanagem ocorre quando há uma lâmina de água sobre a pista e o veículo passa por essa lâmina em alta velocidade. Ao fazer isso, os pneus perdem a aderência (ou o contato) com a pista e começa a deslizar sobre a água. Isso e chamado de aquaplanagem.

Diversos acidentes de trânsito são causados pela aquaplanagem, muitos deles com ocorrência de mortes.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Testes mostram que em circunstâncias normais, um veículo trafegando a até 70 km/h não faz aquaplanagem. A aquaplanagem só ocorre com o veículo em velocidade alta.

Os pneus tem alguns sulcos que servem para drenar a água para fora do pneu mantendo ele com aderência à pista. A aquaplanagem ocorre quando o pneu não consegue drenar a água o suficiente e o pneu sobe sobre a lâmina de água.

Quando são determinados os limites de velocidade das vias, também são levados em consideração esses fatores, mas obedecendo ao limite de velocidade da via, raramente a aquaplanagem irá ocorrer.

No entanto, em pistas de alto-tráfego, como Estradas e Rodovias onde o limite de velocidade é maior, isso pode ocorrer com mais facilidade.

COMO AGIR E COMO EVITAR A AQUAPLANAGEM?

1º = Mantenha a Calma. É essencial não se desesperar nesse momento, pois você precisará raciocinar friamente e agir com calma para não causar maiores problemas.

2º = Não pise no Freio. Os pneus do veículo não estão em aderência com a pista, por isso, pisar no freio não irá adiantar e o veículo continuará deslizando. Nesse caso deve-se desacelerar gradativamente o veículo, tirando o pé do acelerador e aguardando o veículo diminuir a velocidade até o ponto em que irá aderir novamente a pista.

3º = Mantenha o volante em linha reta. É comum nesses casos o motorista ficar girando o volante. Isso é um dos principais erros e o principal motivo de se causar acidentes em situações como essa. Mantenha o volante em linha reta, pois ao pneu aderir a pista seu veículo continuará a trajetória normalmente. No caso de virar o volante, ele poderá girar bruscamente e em situações mais graves, causar um acidente.

OUTRAS AÇÕES PARA EVITAR A AQUAPLANAGEM:

  1. Mantenha os pneus do veículo sempre em bom estado. Nunca use pneus carecas ou com desgaste em algum lado da rodagem.
  2. Mantenha o alinhamento e balanceamento dos pneus sempre em dia. Isso evitará o rápido desgaste do pneu ou de algum lado da rodagem
  3. Mantenha os pneus sempre calibrados. Cada veículo tem em seu manual, e em alguns na base da porta do motorista uma etiqueta informando qual a calibragem correta dos pneus na dianteira e na traseira. Essa calibragem irá fazer com que o pneu tenha uma maior aderência com a pista e funcione corretamente em qualquer circunstância.
  4. Respeite o limite de velocidade das vidas. Isso não só irá evitar a aquaplanagem como qualquer outro problema que possa a ser ocasionado pelo excesso de velocidade.
  5. Em dias de chuva, diminua a velocidade e redobre a atenção. Cautela nunca é demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com