TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ÍMÃ

Tese: O QUE É ÍMÃ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE SÃO IMÃS

Os ímãs são corpos de materiais ferromagnéticos que têm a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos e também, mas muito fracamente, materiais paramagnéticos, como platina, potássio, paládio, sódio, lítio, alúminio, cromo e algumas ligas de ferro.

Chamamos de substâncias ferromagnéticas as substâncias que se magnetizam sob influência de um campo magnético externo, temos como exemplo o cobalto, níquel, etc., bem como outros produtos que os contém. Os corpos ferromagnéticos são sempre atraídos por ímãs, esses corpos normalmente são conhecidos como magnéticos.

Os ímã contem dois pólos.

Quando um ímã é suspenso verificamos que ele se direciona na direção norte-sul terrestre, aproximadamente. Assim suas extremidades passam a ser chamadas de pólo norte e pólo sul. O pólo norte do ímã se alinha em direção ao pólo norte geográfico e o o pólo sul do ímã se alinha com o pólo sul geográfico, devido o campo magnético da Terra ser o contrário.

Os pólos iguais se repelem e os pólos diferentes se atraem. Os ímãs podem ser naturais ou artificiais.

1. Ímãs naturais: são minerais com propriedades magnéticas. Esses ímãs são constituídos de magnetita (óxido de ferro)

2. Ímãs artifíciais: esses ímãs são obtidos a partir de um processo denominado imantação, que ocorre com substâncias ferromagnéticas. O processo de imantação ocorre quando colocamos um corpo ferromagnético no interior de uma bobina elétrica ou de um solenóide onde passa uma corrente de grande intensidade, assim adquirindo um campo magnético, se tornando um ímã.

Figura 1: Imãs Artificiais

Figura 2: Imã Natural (Minério de Ferro)

TIPOS DE IMÃS

1. Ímãs permanentes são mais familiares, como os que se usam para agrupar os clips no escritório. São permanentes no sentido de que uma vez magnetizados, mantêm o seu nível do magnetismo.

2. Imãs temporários são os que se comportam como um ímã permanente quando estão dentro de um campo magnético forte, mas perdem rapidamente o magnetismo quando o campo magnético desaparece

3. Eletroímã é uma bobina helicoidal, geralmente com um núcleo de ferro, que atua como um ímã permanente quando percorrida por uma corrente. A força e a polaridade do campo magnético criado pelo eletroímã são ajustáveis alterando o valor da corrente que passa através do fio e mudando a polaridade.

APLICAÇÕES MAGNÉTICAS

• Motores elétricos

• Discos rígidos de computador

• Televisores

• Carros

• Fitas de videocassete

• Cartões de créditos

Estes são alguns exemplos de aplicações magnéticas (imãs)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com