TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Som?

Ensaios: O Que é Som?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

O que é som?

Som é o exemplo mais característico de ondas longitudinais. Sendo, uma forma de comunicação mais importante, tanto para os seres humanos como para os outros animais. Uma das primeiras habilidades que um recém-nascido apresenta é reconhecer a voz da mãe.

A velocidade do som

Para provar como se propaga o som, Robert Boyle, no século XVII, colocou um relógio no interior de um recipiente de onde havia extraído o ar. Ao soar o alarme do relógio, não se percebeu nenhum som, porem, ao se permitir que o ar entrasse novamente no recipiente, o som do alarme pôde ser ouvido.

As primeiras medicações da velocidade do som no ar foram feitas no século XVII. Para isso, disparava-se um canhão a grande distância e se media o tempo que transcorria entre o fogo do disparo e o som do canhão. Dividindo-se a distância percorria pelo tempo transcorrido, obteve-se uma velocidade próxima de 340m/s.

A velocidade do som depende de dois fatores fundamentais: a natureza do meio onde ocorre a transmissão do som e sua temperatura. O som propaga-se com mais facilidade nos sólidos que nos líquidos, e nos líquidos melhor que nos gases.

Fontes Sonoras

São instrumentos que geram ondas sonoras. Muitos corpos podem servir como fonte sonora, mas há um pré-requisito indispensável para que ele funcione como tal precisa ser capaz de vibrar. Para que um corpo seja posto em movimento vibratório, é imprescindível que exista uma relação bem definida entre duas características importantes da matéria que compõe: Densidade e Rigidez.

Propriedades do Som

As qualidades mais importantes do som são a Intensidade, Frequência e o Timbre.

• Intensidade: A intensidade do som é uma qualidade que permite diferenciar e classificar os sons em fortes e fracos. Ela indica a quantidade de energia que a onda sonora transmite. Os sons mais intensos transmitem mais energias que os sons fracos. Por isso, o som proveniente de uma forte explosão é capaz de quebrar os vidros de uma janela.

• Frequência e tom: Tom é a qualidade do som que nos permite distinguir sons altos (agudos) dos sons baixos (graves). A grandeza física associada ao tom é a frequência. As frequências mais altas correspondem aos sons mais graves. A frequência é medida em ciclos/segundos ou em hertz.

• Timbre: Timbre é a qualidade do som que possibilita distinguir sons de intensidade (amplitude) igual ou diferente produzidos por duas fontes sonoras diferentes. Essa propriedade, por exemplo, o reconhecimento e a identificação das vozes de diferentes pessoas, mesmo que falem com a mesma intensidade. (A frequência também permite identificar vozes, porem em um campo mais geral, como, por exemplo, a distinção entre a voz de uma criança e a de um adulto, pois, comumente, crianças tem a voz mais aguda que os adultos).

Ondas Sonoras

O som é resultado de um movimento vibratório da matéria transmitido através de meios materiais e elásticos. É energia que se propaga através de ondas, chamadas ondas mecânicas por que precisam de um meio material para se propagar (sólido, liquido ou gasoso).

Os meios de propagação de som são denominados meios elásticos por serem capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com