TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Válvula (Amplificadores Valvulados)

Trabalho Escolar: O Que é Válvula (Amplificadores Valvulados). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.082 Palavras (13 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 13

O que é uma válvula?

Válvula é um componente eletrônico muito antigo que serve basicamente para amplificação de sinais elétricos.

Tem um encapsulamento feito num bulbo de vidro e trabalha aquecida através de um filamento semelhante ao de uma lâmpada.

Mesmo sendo um componente muito antigo é insuperável quando o assunto é áudio ,música e amplificadores para instrumentos musicais.

Por que usar um amplificador valvulado? Qual a vantagem dessa tecnologia sobre as mais modernas?

O amplificador é a extensão do instrumento, ele gera e influi diretamente no timbre e no resultado sonoro obtido e o amplificador valvulado traz a sonoridade original da guitarra elétrica desde a época de sua invenção ,é o som dos discos que estamos acostumados a ouvir e tentar entender “ …o que estava sendo usado nessa gravação pra ter esse resultado tão bom?…” Praticamente todos os músicos e bandas top no mundo usam amplificadores valvulados.

O som da válvula é sinônimo do som da guitarra elétrica.

Tecnologias mais modernas como transistores ,semicondutores em geral e simuladores digitais presentes em pedais de efeito ,racks,programas de computador,etc. apenas se limitam a imitar o som da válvula ,alguns com mais e outros com menos fidelidade e qualidade mas nenhum se equipara ao original ,por isso a válvula continua uma tecnologia insuperável até os dias de hoje.

Em quantos watts um amplificador valvulado é equivalente a um amplificador transistorizado?Por que se diz que um valvulado é sempre mais alto?

Apesar de muitos guitarristas fazerem esta pergunta não existe uma tabela ou uma informação exata sobre isso mas todos somos capazes de perceber que um amplificador valvulado nos dá a nítida impressão de ter um volume sempre maior que um transistorizado de mesma potência.

O espectro de freqüências emitido por um valvulado com predominância em freqüências mais altas que um transistorizado gera esta sensação pois nossos ouvidos percebem melhor freqüências mais altas e passam ao nosso cérebro a impressão de terem maior volume.A explicação está na qualidade e não na quantidade.

O que são os termos push pull e single ended citado nos textos dos amplificadores?

Push pull e single ended são denominações dadas a tipos de circuitos de saída de amplificador a válvula.

A diferença principal é que os single ended são mais aplicados a amplificadores de baixa potência ,normalmente com apenas uma válvula de saída ,e têm uma característica de timbre interessante com maior predominância de harmônicos de ordem par que são os ditos mais agradáveis aos nossos ouvidos .

Um circuito push pull emprega no mínimo duas válvulas de saída e apresenta um maior rendimento de potência ,é comum a cerca de 90% de todos amplificadores de guitarra que existem e produz por si só um maior cancelamento de harmônicos pares.

Amplificador de 1 canal como o 276 , 288 e 296 só tem som limpo? Só tem som saturado? Como eu faço para ligar e desligar o drive num modelo 1 canal?

Num amplificador de 1 canal mesmo numa regulagem mais voltada a drive ainda se consegue limpar o som do amplificador na maneira de tocar e no botão de volume da guitarra.Batendo mais forte as cordas o drive aparece ,tocou as cordas mais suavemente

e/ou abaixou o volume um pouco no instrumento o amplificador limpa

automaticamente antes de diminuir o volume.

É a dinâmica natural das válvulas que faz isso,diferente de um amplificador transistor ou pedal de efeito que tem um som só com a saturação sempre

constante e sem dinâmica.

Nos modelos AcedoAudio de 1 canal é possível regular tanto limpo quanto drive máximo num nível de volume próximo ao máximo graças aos controles de volume pré e volume máster.

O que é um amplificador combo ? E um amplificador head ou cabeçote? Qual a diferença sonora entre um e outro?

Combo é o amplificador com um ou mais alto falantes no mesmo gabinete e head ou cabeçote é o amplificador num gabinete sem alto falante.

Usando um cabeçote será necessária a utilização de um gabinete com um ou mais alto falantes também fornecidos pela AcedoAudio na forma de gabinete com traseira fechada.

No combo o som se propaga pela frente do gabinete e por trás se espalhando por todo o ambiente ,são sinais em fases opostas que se cancelam no ambiente proporcionando um timbre mais “macio”,menos pesado, ao passo que no cabeçote com o gabinete de traseira fechada o som se propaga direcionado para a frente,não há cancelamento de freqüência.O resultado é mais “punch” nas frequências médio/graves.

Qual a diferença entre usar um ou mais alto falantes num mesmo amplificador? A potência aumenta? O que acontece com o timbre?

Não,a potência não aumenta .Usando uma quantidade maior de alto falantes seja num combo ou num gabinete fechado num mesmo modelo de amplificador teremos uma área maior de propagação do som gerando mais decibéis num mesmo nível de potência (watts).Nossos ouvidos ouvem decibéis ,não ouvem watts ,por isso a sensação de maior volume mas na verdade estamos extraindo mais volume do mesmo aparelho sem variar sua potência.

Com mais e/ou maiores falantes o timbre se torna mais rico ,mais definido e superior, principalmente no drive ,terá mais riqueza nos acordes .

O que é loop? Para que serve o loop?

O loop dos amplificadores está localizado após a etapa de pré amplificação e antes da etapa de potência e pode funcionar de 3 formas distintas

Como saída de linha pra ligar aonde quiser (mesa de som ,gravador ,outro amplificador,etc).Usando esta saída você continua usando o amplificador normalmente.

Como entrada de potência .Desta forma a guitarra será ligada num pré amplificador externo e deste para a entrada de rotorno do loop onde todo o pré do amplificador perde a função sobrando apenas o efeito de reverb (caso exista).Todos os controles de volume, equalização ,etc passam a ser feitos pelo pré externo.

Como loop mesmo.O sinal sai do amplificador pela saída de linha,entra num pedal(s) ou processador de efeito qualquer e deste retorna ao amplificador pela entrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com