TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reconstrutivismo

Exames: O Reconstrutivismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  1.934 Visualizações

Página 1 de 3

O reconstrutivísmo.

Finalidade da educação – deve empenhar-se na criação de uma nova ordem social que realize os valore básico de nossa cultura e ao mesmo tempo se harmonize com as forças sociais e econômicas subjacentes do mundo atual.

Escola – é incentivar e viabilizar a reconstrução sociocultural que possibilitará ao individuo liberta-se da crise em que se encontra a sociedade tecnológica.

Ensino – era esperado que os estudantes sejam capazes de analisar, sob uma ótica de criticidade, os problemas que afligem a humanidade e de se engajarem em programas que visam a renovação da ordem sociocultural.

Educador – crê que o papel da educação não é apenas transmitir o conhecimento de nossa herança cultural, mas também desenvolver certas habilidades intelectuais capazes de transformar a estrutura social à luz das necessidades emergentes da vida moderna.

Método de ensino – procurar criar programas e comentar planos de ação capazes de provocar reformas na ordem social e cultural.

Positivismo

Currículo – enfatiza o conhecimento cientifico, o conhecimento passível de experimentação e caracterizado pela absolutização da linguagem cientifica e da matematização das ciências, discretas, dessa forma, a “morte da metafisica” e a retirada da filosofia dos cursos médios e superior.

Metodologia de ensino – uma linguagem das classes dominantes, impostas como modelo que eles deviam imitar. o educador ditava ordens e o educando acatava, eram proibidos de falar ou fazer perguntas.

Existencialismo.

Finalidade da educação – a educação existencialista procura reduzir a despersonalização típica da sociedade de massa que tem atingido a educação em geral e propor um genuíno relacionamento entre professor e aluno.

Educador – o ato do conhecimento não pode transforma-se num momento de dominação em que o seu saber sobrepõe-se à “ignorância” de seus alunos, o educador não exige dos educandos uma passiva submissão, não se pode manipular e dominar em nome da verdade e de um falso saber absoluto, uma vez que no existencialismo a verdade não e dada como acabada na palavra do professor ou do aluno.

Educando – deve dominar o conteúdo programático e que seja capaz de inserir-se responsavelmente na transformação social e participar criticamente.

Currículo – as ciências sócias ocupam um lugar de destaque na estrutura curricular da educação existencialista porque a literatura lhe oferece exemplo significativo do esforço humano; a arte lhe proporciona meios de desenvolver a criatividade e a espontaneidade; a historia libera a imaginação do individuo e o ajuda a envolver-se nos problemas da humanidade, enquanto a filosofia o leva a aprofundar e a refletir criticamente esses problemas.

Fenomenologia.

Finalidade da educação – desenvolvera sua própria subjetividade; deseja revelar-lhe o real significado de ser humano. Conhecimento alcançado através da analise problematizadora que o sujeito cognoscente faz do objeto cognoscível.

Processo de ensino-aprendizagem – esse processo envolve uma pratica educacional dialógica em que o objeto do conhecimento seja escolhido, analisado e discutido tanto pelo educador quanto pelo educador e pelo educando.

Aprendizado – se transforma ao mesmo tempo em reflexão e contemplação, como também em convocação e desafio diante de situação-problema. O ato de aprender se constitui em tomar, criticamente, consciência da realidade.

Ensino – fundamentada em pressuposto da fenomenologia é capaz de ultrapassar os limites impostos pela estrutura curricular rígida e fechada e levar o educando e o educador a descobrirem, juntos o real significado das coisas, uma vez que tudo aquilo que o homem vem a conhecer teoricamente deve ser carregado de significação através de suas ações.

O experimentalismo.

Finalidade da educação – uma educação e que os atos de refletir a de agir estivessem inter-relacionados, e capacitar os indivíduos a dar continuidade a sua própria educação para um constante desenvolvimento.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »