TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Signwritin

Por:   •  3/12/2018  •  Dissertação  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                Signwriting 

Desde os primórdios o homem usou a comunicação oral, como principal meio de comunicação entre os seus pares, até o surgimento da escrita, que ocorreu entre os Sumérios 3.000 A.C. A partir desse momento todos os povos começaram a criar sinais que reproduziam a vocalização das palavras.

Na comunidade surda por não haver oralização, muitos pensam que a comunicação se restringe somente a Libras, mas como toda língua falada em qualquer lugar do mundo, Libras também possui  a sua escrita também.

A escrita de Libras foi desenvolvida nos anos 70, quando uma professora de balé, buscando ensinar aos seus alunos surdos, desenvolvia símbolos, para auxiliar os alunos a entenderem os movimentos da dança, despertou a curiosidade de estudiosos, que acabaram aperfeiçoando e conseguindo transcrever adequadamente as expressões faciais  e dos gestos utilizados na comunicação com Libras.

A comunidade surda ,sempre teve que se utilizar do português para se comunicar que é a sua segunda língua, quando se faz necessário utiliza-se da escrita, e acabam encontrando muitas dificuldades em expressar certas informações. A produção escrita surda acaba sendo comprometida, já com a utilização do Signwriting, o surdo poderá escrever em seu próprio idioma, transmitindo a mensagem com maior fidelidade, que teria ao se utilizar a Libras.

Pois o Signwriting consegue expressar em sua escrita, as expressões faciais, configurações de mãos, pontos de articulação da língua e seus movimentos, e pode ser adaptada em todos os países que utilizam Libras, sendo necessário apenas ressignificar para seu vocabulário local. Vale ressaltar que a escrita, é uma forma de inclusão, pois muitos teriam acesso a jornais, livros e até legendas na Tv.

Atualmente as escolas não ensinam a escrita para as crianças surdas, isso acaba prejudicando, pois acabam dependendo apenas da oralidade das Libras, alguns teóricos têm defendido a necessidade de se ensinarem logo cedo a escrita, para que a criança desenvolva uma significação dos sinais de libras com a escrita,  libras consegue transcrever sentimentos, estados psicológicos, conceitos abstratos e processos de raciocínios.

É preciso metodologias próprias para o ensino da escrita em sala de aula para crianças, deixar elas se apropriarem e começar a desenvolver os sentidos inatos, e até adaptarem a escrita a sua compreensão.

Na escrita a criança pode substituir algum sinal por um símbolo, pois ainda não saberá gesticular, mas conseguirá expressar através da escrita, a criança também será incentivada, através da repetição aprimorar a escrita, consequentemente memorizando.

Diferente da criança que normalmente quando vai ser ensinada a escrita, e tem toda uma oralidade a sua volta, a criança surda precisa ser estimulada de outras formas, a prender sua atenção na hora do aprendizado.

 

                                                                         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com