TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Silêncio

Casos: O Silêncio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

1 - Contextualização da condição das pessoas surdas na sociedade atual, realizando uma comparação entre o passado e o presente e indicando a importância da língua de sinais para a comunidade surda.

É evidente que alguém que não se enquadra no padrão social e historicamente considerado normal, [...] acaba se tornando um empecilho, um peso morto, fato que o leva a ser relegado, abandonado, sem que isso cause os chamados sentimentos de culpa, característico da nossa fase histórica, [...] “Quem não tem competência não se estabelece. Isto é, não há uma teorização, uma busca por causas, havia simplesmente uma espécie de seleção natural: os mais fortes sobrevivem”. (BIANCHETTTI E FREIRE, 2002, p.28).

Então entendemos que no tempo primitivo, era cristã, idade média, idade moderna e idade contemporânea cada povo tinha sua cultura e seu destino para os surdos, geralmente era morte, prisão, ou mais adiante eram incapazes de governar suas fortunas de algum modo eram excluídos.

Pedro Ponce de Leon foi o primeiro educador de surdos, pois acreditava que podiam aprender. Constituindo assim uma escola e utilizando um alfabeto bimanual, usando as duas mãos, provando que era possível educar e ensinar conteúdos aos surdos.

No Brasil foi difundido o alfabeto manual francês, e educadores de todo o mundo se mobilizaram para definir a inclusão do surdo na sociedade: os métodos de ensino da língua de sinais ou seria o método oralismo.

Através de um Congresso em 1880 em Milão, reafirmou a necessidade de substituir a língua de sinais pela língua oral nacional. Stokoe (1919-2000) na década de 60 comparou duas situações: primeiro grupo – filhos surdos e pais ouvintes. Segundo grupo – filhos surdos de pais surdos.

O primeiro grupo automaticamente não utilizava a língua de sinais, comunicando oralmente por desconhecer os sinais. Já o segundo grupo, por conviver com outros surdos, não havia outra forma de comunicação sendo sua língua materna no entanto os surdos compreendiam o mundo a sua volta e tinha uma identidade. Os meios de comunicação eram oral, gestual e mimica causando confusão entre os surdos, pois cada um expressava de um modo diferente do outro pois a língua de sinais não tinha um padrão.

Os surdos possuem uma identidade surda de forma diferenciada que está ligada a sua linguagem, variando cada grupo de grupo cultural, espaço de tempo, momento histórico sendo uma pessoa com experiências visuais que é diferente das pessoas que ouvem, portanto seu entendimento do mundo é calada, mas visualmente perceptiva.

É muito complexa sua evolução até os dias de hoje, passando por derrotas e vitórias na educação surda para mostrar que são aptos a exercer funções.

Atualmente a falta de politica publica, preconceito, pouco investimento na educação e com certa resistência nas escolas impede o acesso a sala de aula sem falar da tecnologia que poderia deixa-los com autonomia.

Muitos surdos estão gerenciando um grande fator de exclusão social mesmo com boa vontade de professores mas só isso não basta, pois é um conjunto de toda a obra para receber este aluno um ambiente que pede cuidado e respeito.

2 - Indicação e Descrição de, pelo menos, 3 conquistas alcançadas pela comunidade surda e 3 obstáculos que ainda precisam ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com