TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de interesse composto

Por:   •  21/3/2014  •  Seminário  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito da taxa de juros compostos

A formula de taxa de juros compostos pode ser escrita através da remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro e o valor da divida e sempre corrigida e a taxa de juros e calculada é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor. O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e o mais útil para cálculos de problemas dia a dia.

O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade quando comparado ao regime de juros compostos são utilizados na remuneração das cardenatas de poupança, e é conhecido como “juro sobre juro”. Outra forma pratica de calcular o montante produzido por uma aplicação é utilizando a seguinte formula

M: montante

C: capital

I: taxa de juros

T: tempo da aplicação

Resolvendo o exemplo e aplicando a formula prática:

Na utilização da regra pratica, devemos dividir a taxa percentual de juros por 100.

C: 2.000

I: 2% = 2|100 = 0,02

T: 8 meses

M = 2000 ( 1 + 0,02)8

M= 2000 1, 028

M = 2000 1,1716593810022656

M = 2.343.32

O valor do montante gerado pelo capital de RS 2.000.00 aplicados a uma taxa de 2% ao mês durante 8 meses é de RS 2.343.32 os juros produzidos podem ser calculados subtraindo o montante do capital , = m – c – j = 2.343.32- 2000- j = 343,32.

A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos. Estão incluídas compras a médio e longo prazo, compras com cartão de credito, empréstimo bancários as aplicações financeiras usuais cardeneta de poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc.

Taxa de juros na economia

A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (banco central ) para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia se os juros caiem muito , a população tem mais acesso a credito e consome mais . Este aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada Para atender o consumo maior.

Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento – que ficam mais caros - a economia desacelera e evita-se que os preços subam- ou seja que haja inflação.

Os juros compostos são sempre um bom negocio para os investidores que tem paciência e investem pensando no longo prazo. Diferentemente dos juros simples que possuem crescimento linear, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com