TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento da música vocal ao longo da história

Resenha: O desenvolvimento da música vocal ao longo da história. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

O Desenvolvimento da música vocal no decorrer da história

O homem já nasce com a música dentro de si, através da fala e ao imitar o som de algo. Segundo pesquisas, não tem como saber exatamente quando ocorreram as primeiras manifestações musicais, mas se sabe que elas já existiam há muito tempo. Para os primatas, a musica era representada como algo divino, eles viam na música uma forma de se comunicar com seus deuses. Foi através da voz que se foi possível a organização de sons, altura, tons, para daí então ter a música vocal. Os primeiros registros de música vocal acontecerão na Grécia, para eles a música era um instrumento de grande importância para a educação do cidadão. Ressaltando que era uma mistura de poesia, musica e dança, lembrando que foi através desses três que a Tragédia Grega foi contada. Nesse período também iniciou se o Khoros, ou seja, o canto em coral, que nada mais é que, um grupo de pessoas fazendo uma grande união de vozes cantadas. No entanto na Idade Média, o canto coral era usado muito em igrejas cristãs, onde o coro aparecia no momento da liturgia da palavra e no gloria. Também nesse período já existia prática da musica profana que era desprezada pela igreja e pelos seus patriarcas. Porém foi no século IX que iniciou as escolas de formação para cantores. A igreja nesse período possuía uma grande influência, pois Deus era visto por eles como o centro do universo. No final do século XIV o crescimento na produção artística e cientifica na Europa foram grandes, as famílias tinham seus próprios músicos, quando viajavam, todos os músicos iam também, assim era muito mais fácil ter uma troca de linguagem musical, nessa época os músicos ganharam uma característica de estilo internacional. No período Barroco a música era muito importante, pois foi nesse período que surgiu musica tonal, ou seja, a música com a tonalidade definida. Surgindo também a ópera, instrumental e a Técnica Vocal iniciada também nesse período. Eram escritas por cardeais, nesta época as mulheres não podiam entrar em coros. Ao perceber que um menino poderia ter habilidades para o canto, o maestro ia até sua família pedir que o menino fosse castrado, era o método utilizado para que ele não perdesse a voz afeminada que tinha devido a sua puberdade, então quando a criança atingia seus 12 anos de idade era castrado e ao se recuperar da cirurgia, era levado para um conservatório onde teria uma formação musical.

“Alessandro Moreschi era um cantor de Ópera Castrati”

No século XX surgiu um compositor chamado Schoemberg que trouxe uma forma de cantar diferente, “o falar cantando” que, conforme a variação de notas ela se tornaria uma melodia falada.

(Citação: “Platão e Aristóteles atribuíam a boa musica qualidades formadoras do estado e viam a má musica como destrutiva ao Estado”.)

Pode se observar os dias atuais, a música, se tornou algo tão extenso no mundo que qualquer pessoa faz “musica” ou “canta”, se vê musica de todos os tipos e gêneros, mais nem todas têm bom conteúdo. Nessa citação que Platão e Aristóteles colocaram, faz todo o sentido, pois nos dias atuais os jovens escutam de tudo e acabam levando para seu dia a dia. De certa maneira acaba influenciando no seu comportamento, na maneira de falar, se vestir,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com