TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O homem e o convívio em sociedade

Seminário: O homem e o convívio em sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

O homem e o convívio em sociedade

Desde tempos remotos o homem tem aprendido a viver em sociedade. O fato de conviver com outras pessoas teve início na era dos homens mais antigos, que perceberam uma maior facilidade de sobrevivência, quando se andava em grupos, pois as caçadas se tornavam mais fáceis, se abrigavam melhor e conseqüentemente se protegiam mais de animais ferozes. Com o decorrer do tempo, esta forma de convívio foi aprimorada, criando-se regras que facilitavam esta convivência.

Estamos em sociedade a todo tempo, desde a infância até a maior idade, e esta, tem influência direta na formação de nossa maneira de agir, pensar e se situar. Chamamos de sociedade, o grupo social no qual estamos inseridos. Em nossa infância, passamos pelo período mais importante para formação de nosso caráter, pois estamos em processo de formação e guardaremos muitas informações que nos são passadas durante este período. É nesta fase que começamos a conviver na escola.

Adquirimos também na escola o conhecimento necessário para nos auxiliar em várias etapas de nossa vida. Este fator tem uma importância tão forte, que vários países que contém uma alta qualidade de vida, como os Estados Unidos, que é um país super desenvolvido, e a China, um país líder em avanços tecnológicos, tem um forte investimento em educação.

Outro aspecto importante é a influência da família. É através da família que aprendemos os primeiros conceitos sobre ética e moral. Através do contato com a família temos exemplos e influências diretamente ligadas à ética e a moral.

Enfim, considero que o convívio dentro da escola foi de extrema importância na formação de meu caráter, e através dele adquiri conhecimento para alcançar um bom emprego, e continuar meus estudos, e o convívio com minha família me ajudou a saber a forma correta de alcançar meus objetivos.

Douglas Augusto

14:53

Douglas Augusto

PASSO 1 – Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão à família e a escola. Faça esta leitura no livro texto e avalie quais as principais características dos agentes.

Dentre os principais agentes de socialização destacam-se a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação em massa e os grupos de referência.

A família é o principal agente de socialização. É nela que a criança, ao nascer, sofre influência com base na cultura, modos e crenças que seus pais conhecem. No convívio familiar, a criança passa a adotar características típicas dos pais, como jeito de se vestir, falar, assim como cultura e religião. O ambiente familiar é diversificado, podendo ser mais ou menos autoritário, permissivo, dependendo da região ou cultura.

A escola também é fundamental para a socialização, pois diferente do ambiente familiar, a criança passa a ter contato com várias outras pessoas, com formação familiar diferentes. Aprendendo a conviver, respeitando as diferenças sociais e culturais de outras crianças.

Com todas as regras, sendo aplicadas igualmente para todos, elas passam a consolidar sua personalidade individual e social.

Os grupos de status ajudam sua formação social a medida que vão avançando a idade, formando seus gostos, gestos, modo de falar próprio assim por diante.

Os meios de comunicação de massa, como a televisão, são considerados novos agentes de socialização. Eles influem bastante na formação social. Ela pode influenciar tanto negativamente, com seus programas violentos e cenas de sexo, quanto positivamente, voltado para o lado das preocupações sociais e ambientais.

Os grupos de referências são usados como modelos de comportamento e atitudes por toda vida. Geralmente são astros do cinema, do rock, jogadores de futebol, etc., são pessoas que tiveram atitudes que causaram admiração para uns e nem tanto para outros, podendo ser exemplos positivos ou negativos. Exemplo: Ayrton Senna é um ídolo com exemplos positivos. Já, Hitler, foi admirado na Alemanha e teve atitudes negativas para o mundo inteiro.

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »