TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Manutenção

Por:   •  8/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Capa

Sumario

Introdução

O QUE É MANUTENÇÃO?

Segundo o dicionário Aurélio, a Manutenção pode ser interpretada como:

“medidas necessárias para a conservação ou permanência, de alguma coisa ou situação” e também como: “Os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas”. No entanto, a definição mais comum é como “o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas e equipamentos, visando garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, de qualidade, de prazo, de custos e de vida útil adequados”. Dessa forma, a manutenção é um processo de grande abrangência que deve começar antes da compra e ainda, tem como principal atribuição o prolongamento da vida útil do equipamento ou da planta.

Algumas ações colaboram para esse processo como a prevenção, a conservação, a restauração e a adequação. A prevenção se faz antecipando-se a possíveis falha dos componentes das máquinas, A conservação é possível na lubrificação de engrenagens. A restauração é possível na retífica de uma mesa de desempeno ou na substituição de um componente elétrico avariado. A adequação se faz através da alteração de um componente ou do próprio equipamento para atender as necessidades exigida no processo.

Assim sendo, a manutenção em uma indústria tem a finalidade de manter os equipamentos e máquinas em total condição de desempenho de forma a permitir a produtividade e a qualidade total.

A ROTINA E A PERIODICIDADE

Os serviços de rotina constam de inspeção e verificação das condições técnicas das unidades das máquinas. A detecção e a identificação de pequenos defeitos dos elementos das máquinas, a verificação dos sistemas de lubrificação e a constatação de falhas de ajustes são exemplos dos serviços da manutenção de rotina.

A responsabilidade pelos serviços de rotina não é somente do pessoal da manutenção, mas também de todos os operadores de máquinas. Salientemos que há, também, manutenção de emergência ou corretiva que será estudada logo adiante. Os serviços periódicos de manutenção consistem de vários procedimentos que visam manter a máquina e equipamentos em perfeito estado de funcionamento. Esses procedimentos envolvem várias operações: · monitorar as partes da máquina sujeitas a maiores desgastes; · ajustar ou trocar componentes em períodos predeterminados; · exame dos componentes antes do término de suas garantias; · replanejar, se necessário, o programa de prevenção; · testar os componentes elétricos etc. Os serviços periódicos de manutenção podem ser feitos durante paradas longas das máquinas por motivos de quebra de peças (o que deve ser evitado) ou outras falhas, ou durante o planejamento de novo serviço ou, ainda, no horário de mudança de turnos. As paradas programadas visam à desmontagem completa da máquina para exame de suas partes e conjuntos. As partes danificadas, após exame, são recondicionadas ou substituídas. A seguir, a máquina é novamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com