TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é liderança?

Tese: O que é liderança?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Tese  •  3.320 Palavras (14 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Podemos identificar vários tipos de liderança, a mesma está presente em nossas vidas de diversas maneiras, onde há formação de um grupo, envolvido em qualquer tipo de atividade sempre há alguém comandando, uma pessoa que norteia as ações das demais, que inspira e fornece orientação e as ferramentas necessárias à execução das tarefas, que acaba por motivar toda equipe. Podemos observar a liderança de forma mais simples e natural dentro das famílias. As pessoas que exercem o papel de líderes geralmente têm algumas características em comum, como por exemplo, são bons em comunicação, hábeis em cativar e influenciar pessoas. O que os difere são os estilos de liderança praticados.

Liderança é um aspeto imprescindível na administração de uma organização, quando as pessoas nessa posição exercem seu papel de maneira adequada, têm uma visão ampla da organização, identificando as necessidades e desenvolvendo ações corretivas para as mesmas, fazendo com que a organização evolua como um todo, seja atingindo as metas da organização quanto desenvolvendo seus funcionários, mantendo-os satisfeitos dentro da organização seu papel foi cumprido com sucesso.

1.1 O QUE É LIDERANÇA?

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.

Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Não existe um único tipo de líder, mas vários, em função das características do grupo (unidade de combate, equipe de trabalho, grupo de adolescentes). O líder proporciona a coesão necessária para realizar os objetivos do grupo. Um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.

Os grandes líderes do mercado necessitam de características pertinentes a um mundo globalizado, que busca a iniciativa, o desempenho de boas práticas e a necessidade de influência sobre seus liderados.

É muito fácil encontrarmos gestões que apenas exercem “poder” sobre os indivíduos inseridos no contexto organizacional, mas os reais líderes são aqueles que se atentam a “ouvir” as reais necessidades de suas equipes, atentando-se ao fato de que a chave do sucesso espelha-se ao momento que lhes foi dada a oportunidade de serem atentamente ouvidos e interpretados.

Um líder deve sim utilizar soluções lógicas, mas muito mais do que isso, deve definir e desenvolver capacidades de novas visões e novas habilidades entre os seus liderados.

Saber exercer autoridade, além de ser um grande papel de liderança, transcende ações que além da excelência empresarial configuram competência, habilidade e valorização do talento humano. A influência de um líder é muito mais do que um requisito de competência dentro de uma organização, visto que quando falamos de eficácia, não podemos deixar de apresentar características como: tomada de decisões, flexibilidade, bom relacionamento e cordialidade.

É comum observarmos, que em muitos casos, a cordialidade é substituída pelo abuso do poder, que em hipótese alguma pode ser confundida com o papel da autoridade. Quando um líder exerce seu papel de influenciar através da posição que possui na empresa, ele desenvolve a competência de ser um agente ativo na organização, à medida que se atenta à avaliação das necessidades, para que posteriormente possa intervir com ações práticas e consolidar resultados positivos em todo o processo que envolva novas oportunidades na organização.

Ter liderança efetiva é muito mais que ter grandes responsabilidades, pois existe a necessidade de se criar mecanismos para que o equilíbrio dessa boa gestão seja responsável pela construção incessante do “novo”, ou seja, da capacidade de fazer com que os liderados tenham a sinergia de quem sempre busca pelo que contribui para a organização, e não para o que é apenas continuísta.

As organizações precisam de líderes que definam novas habilidades, influenciando um espírito empreendedor que desenvolva a criatividade, a satisfação dos colaboradores, as novas capacidades de agir e pensar, revertendo assim num processo de melhoria na produtividade, bem como na consolidação de um modelo de gestão que represente a oportunidade de aprendizagem.

Um líder que exerce influência desenvolve ações através da comunicação, ambientes organizacionais mais competitivos, à medida que os colaboradores satisfeitos adquirem cada vez mais respeito, espírito de equipe, autoconfiança, entusiasmo e dedicação.

Ser consistente no papel de liderança é contribuir com o feedback, concentrando esforços na solução de problemas, ao mesmo tempo em que através da colaboração e da troca de informações, possam existir ambientes de aprendizado tão prósperos que a condução de estabelecer metas, definir prioridades e se desviar dos entraves que não se alinham a uma liderança eficaz possam tornar-se fortalecimento às condutas que por si só, espelham boas práticas.

A liderança que influencia e é produtiva, viabiliza relações de trabalho compreendendo uma visão empresarial dinâmica e em constante crescimento, aperfeiçoando através de seus resultados novas visões de futuro, desenvolvimento de novos processos de Gestão de Pessoas, e identificação dos momentos certos para a prática de novas ações e constatação de novas necessidades.

Não podemos esquecer que o líder que influencia é educador, à medida que reconhece no outro uma importante fonte de conhecimento, e que não rotula capacidades, mas as engrandece e desenvolve.

É evidente, que em nenhum dos pontos abordados, podemos dizer que “influenciar” é tarefa fácil, mas comparando a responsabilidade de ser um líder e a de exercer influência, podemos inadvertidamente dizer que ambas as escolhas requerem necessidade de aprendizado constante.

Saber liderar pode ser uma capacidade nata ou desenvolvida ao longo do tempo, através de treinamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com