TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é liderança?

Tese: O que é liderança?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Politécnica de Matão

Anhanguera

Administração

Nome e RA.

Ítalo Alves Bezerra, RA: 4476879362.

Professor (a): Ailton Apolinário Pontes.

Disciplina: Administração.

Curso: Engenharia Mecânica.

Matão-SP 17/04/2012

O Que é Liderança

“Qualidade ou função de líder. Fenômeno indispensável à vida em grupo, pela representação material de um agregado imaterial. Segundo Teodoro Geiger, é a representação coletiva por órgãos, e segundo Kim Ball Yong é a forma de dominação baseada em interesses e na aceitação dos dirigidos. Nos grupos primários a liderança é paternal: o sacerdote, o professor. Vem depois a do líder criador ou carismático, a do organizador.”

A liderança é uma das preocupações constantes nos tempos atuais. O seu exercício depende em grande medida da eficácia e eficiência dos grupos e organizações, em sectores diversos como o ensino, igreja, atividade empresarial, etc.

Existem várias tentativas de caracterizar traços de personalidade, desenvolvidos sobre tudo no período entre guerras, pressupondo a existência de líderes inatos. Porém, sou levado a reconhecer que estas características pessoais dos líderes não podem ser dissociadas do seu contexto. Neste sentido os investigadores voltaram-se, para o comportamento do líder - atenção colocada naquilo que o líder faz e não naquilo que o líder é - na tentativa de identificar estilos de liderança que pudessem ser usados para a formação dos líderes. Daí destaca-se dois grandes grupos de investigações:

- Um relacionado com o comportamento do líder na sua dupla vertente estruturação da tarefa/relacionada com os subordinados;

- Outro relacionado com a partilha do poder, filiado nos estudos que distinguem a liderança autocrática e a liderança democrática.

Apesar de expressões frequentes tais como "ele é um líder natural" ou "ela tem qualidade de liderança", a liderança não é uma característica que resida dentro de um indivíduo isoladamente. Ao contrário, a liderança define um determinado tipo de relacionamento entre dois ou mais indivíduos. Podemos definir liderança como "a presença de uma determinada relação de influência entre dois ou mais indivíduos". Existem três implicações no conceito de liderança:

- A liderança tem que envolver outras pessoas - subordinados ou seguidores. Com disposição de aceitar ordens do líder, os membros do grupo ajudam a definir o status do líder e a possibilitar o processo de liderança. Sem subordinados, todas as qualidades de liderança de um grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com