TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é liderança

Por:   •  26/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Liderança

Todos nos podemos ser lideres, porém algumas pessoas têm uma maior facilidade para está em um posto a frente de uma equipe, ser líder e você tomar decisões, ter iniciativa, elaborar soluções para futuros problemas que possa acontecer, elaborar estratégias  para uma boa organização. Em 1970 o Paul Hersey  e Kenneth Blanchard  elaborarão uma obra onde contem todas as características principais  de um líder,essa obra chama-se “psicologia para administradores de empresa”, foi através dessa abra que surgiu os tipos de liderança, proposto por Mc Gregor, foi ele que deu origem a teoria X e Y, que nada mais é a constatação de que os lideres tem mais autoridade sobre seus liderados , essa teoria tornou se um dos pilares da historia da administração, de 1910 a 1970. Nos tempos modernos, está teoria não é tão usada, hoje para ser líder tem que haver informações atualizadas, boa comunicação, estratégias para que seja tomada a melhor decisão, é o que pensa Maquiavel sobre o assunto.

        Hoje estamos muito mais preocupados com o que nos proporciona mais facilidade, e para ser reconhecido é preciso se destacar  entre as pessoas,  pensar com vai ser a formação de equipes e grupos de trabalho, o que essas equipes e grupos vão apresentar de feedback para a empresa. Hoje existem vários caminhos a seguir, para ser capaz de influenciar pessoas, administrar e ter controle sobre seu poder, um deles são: Poder, Conhecimento, Interação, Situação, Expectativa.

  • A liderança e Poder: É dois elementos para influenciar as pessoas, fazer com que elas mudem de idéias sobre um adequado pensamento e opinião.
  • Poder Social: É a capacidade de fazer com que as pessoas mude de determinada  direção para que ela comece a agir sobre uma ação.
  • Liderança e Motivação: É a capacidade de inspirar, sensibilizar, motivar a pessoas a tomar determinada  ação sobre uma situação, é levar a pessoas a ter  motivos para fazer algo.

Com base nessas informações podemos ver que existe três tipos de personalidade de lideres, que é o Anárquico, é aquele que dar liberdade para opiniões, proporciona oportunidade de autonomia, e é sempre criativo. Existe também o Autoritário, é aquele que mobiliza as regras as regras, decisões e informações, seu uso incorreto pode levar ao autoritarismo. E o Participativo, é aquele que este sempre presente em diversas ocasiões, e esta sempre criando uma rede de diversas interatividades.  

Teorias Contemporâneas

Existem três tipos de teorias que são mais utilizados por gerenciamento que são elas: Teoria dos traços, Teoria dos estilos de liderança, Teoria dos enfoques situacional.A teoria dos traços, são as personalidades que cada líder possui, ou seja cada individuo já nasce líder, para Bryman os  tipos de traços mais importantes é a altura,peso, aparência, idade e ate mesmo a voz, pois pessoas que possui a voz alta, chama mais atenção ao falar em publico, Uma outra teoria é as habilidades, que são características de inteligência, fluência verbal, e conhecimento, são características importantes para a liderança, autoconfiança, sensibilidade e controle emocional, faz parte dos aspectos da personalidade de cada líder.

Esse enfoque de traços de líder surgiu em 1920 até 1950 existiram varias contribuições para o seu sucesso, pesquisas, testes psicológicos entre outros, para que conseguisse chegar há uma certeza, mais essas características são as mais importantes, existem muito mais características que fala sobre traço de líderes.

Novos Perfis de Liderança

O pensamento de Daniel Golemam tem uma visão voltada para o melhor desempenho e satisfação de ambas as partes, Daniel pensa que para obter conhecimento sobre aquilo que você faz, são necessárias ter um treinamento mais explicado sobre suas atividades, para ele a liderança começa a partir desse comportamento, de ajudar, informa, ter uma boa comunicação, ele informa também que não existe somente um tipo de líder, existe vários líderes, mais cada um agi de uma forma diferente, uns com a razão, outro com emoção, sentimento, mas suas funções são as mesmas que é a organização da empresa e equipe. Tudo isso faz com que o líder passe a refletir sobre sua função, pois para ser líder é necessário obter informações atualizadas e nível de qualidade, argumentos, a importância da liderança, ter um pensamento aberto para analisar as idéias que possam ser aproveitadas dentro de uma equipe. Em um líder existe também insegurança da qualidade de seu trabalho, os fantasmas da liderança, durante o passar do tempo, o líder pode sentir certa ameaça por um perigo externo, que pode ser incapaz de fazer algo, falta de poder sobre seus subordinados, adquirir autocontrole, para que não precise ficar a mercê de alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com