TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é percepção?

Tese: O que é percepção?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Tese  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 3

Resposta: Segundo Baró (2001), uma forma concreta de compreendermos o caráter social do ser humano seria analisando as necessidades dos grupos e pessoas não como um dado prévio, universal e hierarquizado fisiologicamente, como na teoria de Maslow e seguidores, mas como uma construção histórica.

9. O que é percepção? Formule sua definição e, depois, compare-a com a de Robbins.

Resposta: Percepção pode ser entendida como um desafio enfrentado pelas organizações, que envolve a adaptação às diferenças entre as pessoas, bem como à diversidade entre os trabalhadores. Ou seja, um desafio de administrarmos a diversidade entre os trabalhadores de uma forma a respeitarmos as perspectivas e contribuições individuais. Segundo Stephen Robbins (2004, p.24), a percepção diz respeito ao “Processo pelo qual indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais a fim de dar sentido ao seu ambiente”.

10. Como podemos explicar que uma pessoa possa olhar para a mesma coisa que outra pessoa e as duas perceberem de forma diferente essa mesma coisa?

Resposta: Podemos relacionar esse fato à percepção da realidade. De modo que cada pessoa, de acordo com sua cultura, convivência e história de vida percebem as coisas de forma diferente. A percepção é influenciada por vários fatores que podem distorcê-la ou moldá-la. Estes fatores podem estar em quem percebe, no objeto percebido, de onde ele é visto ou no contexto da situação em que a percepção ocorre. E ainda, o comportamento das pessoas é também determinado por sua percepção da realidade e não na realidade em si.

11. Que tal, agora, você pensar sobre as implicações dos estudos de percepção para o administrador. Para que servem esses estudos?

Resposta: Os estudos sobre percepção são de fundamental importância para o processo de mudanças nas organizações. Podemos destacar alguns aspectos como a necessidade de o administrador considerar em suas análises e decisões o fato de como as pessoas (tanto os trabalhadores quanto os clientes) percebem e significam a realidade, isto porque são fatores determinantes do comportamento humano. Além do fato de que o administrador precisa estar ciente de que a forma de perceber, assim também como a forma de pensar, de agir e sentir dos trabalhadores são compartilhadas nas organizações, logo configuram, em seu conjunto, uma cultura da organização. E toda mudança na organização deve considerar essa cultura.

12. Aprendizagem é um tema que inclui diversas correntes e formas de pensar. No campo da administração as discussões sobre aprendizagem têm circulado em torno de dois modelos diferentes de Psicologia. Quais são e em que se diferenciam fundamentalmente?

Resposta: Os dois modelos diferentes de compreensão do processo de aprender são: Modelo comportamental e modelo cognitivo. O primeiro defende a idéia de que nem todo comportamento animal é aprendido. Alguns comportamentos são inatos ou congênitos: são os reflexos ou instintos. Isto quer dizer que todos os animais são “programados” para exibir certos comportamentos inatos em determinado momento de sua maturação. Já o segundo trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação.

13. Para a Teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com