TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma câmera incompreensível e por que é importante para a fotografia?

Tese: O que é uma câmera incompreensível e por que é importante para a fotografia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Tese  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

O que era câmara obscura e por que ela é importante para a fotografia?

Foi o percursor da câmara moderna, era constituída por meras caixas dotadas de um pequeno orifício para deixar entrar a luz num dos lados de modo a produzir uma imagem na superfície oposta.

Artistas a utilizaram para conseguir a perspectiva correta que era exigida nas pinturas da Renascença. Nessa época, uma lente já havia sido colocada na abertura para melhorar a imagem, e a câmara obscura era menor e mais portátil, permitiam que os artistas amadores fizessem retratos a um baixo custo, diretamente do mundo exterior para a parede da câmara obscura.

2. O que é relatado como a primeira fotografia?

Joseph Niépce em 1826 registrou a vista da janela do segundo andar de sua casa.

A imagem é muito primitiva para os padrões atuais, mostrando somente o contorno de árvores e prédios, com poucos detalhes. Mas é considerada a primeira fotografia do mundo. Seu filme era um pedaço de estanho, coberto com a mesma substância parecida com um asfalto usada em seus primeiros experimentos.

3. O que era o daguerreótipo e como afetou a história da fotografia?

Foi descoberta acidentalmente pelo pintor Louis Daguerre em 1837 e aperfeiçoada em 1839, era um processo fotográfico feito sem uma imagem negativa.

Depois de demonstradas publicamente houve grande interesse por elas. As artes plásticas adquiriram muito mais liberdade de criação, visto que não precisavam ater-se a real, podendo criar copias deste. O retrato fotografico tornou-se bastante popular, pela sua simplicidade que com pouca habilidade já se conseguia um ótimo resultado.

4. Como o processo de colódio úmido e a placa seca afetaram a fotografia?

O processo de colódio úmido em 1851 substituiu todos os processos anteriores. Era mais sensível à luz que as técnicas anteriores, permitindo que os fotógrafos usassem exposições tão breves como cinco segundos, porém com o uso de uma placa de vidro era necessário sempre ter um laboratório por perto.

Por volta de 1871, o colódio foi substituído por uma emulsão de gelatica em placas secas, sua maior contribuição foi cortar o cordão umbilical que prendia os fotógrafor aos seus laboratórios. A nova técnica permitia que os fotógrafos se concentrassem em novos temas, podia-se fotografar de balões e até de baixo d'agua.

5. Quem foi Matthew Brandy e por que ele é uma figura importante na história da fotografia?

Mathew Brandy era um bem-sucedido proprietário de estúdios de daguerreótipos em Nova York e washington, partiu com um grupo de fotógrafos para documentar os campos de batalha da Guerra Civil nos Estados Unidos, em 1861. Como as placas não eram muito sensíveis à luz, eram forçados a usar exposições longas, o que mais trouxeram de volta foram fotos de soldados mortos nos campos de batalha e não da ação das batalhas propriamente dita. Foi considerado o pai do fotojornalismo moderno.

6. Como Alfred Stieglitz contribuiu para o reconhecimento da fotografia como uma legítima forma de arte?

Alfred Stieglitz dizia que sua arte tinha caracteríscicas visuais únicas e que não precisava imitar nada para para se tornar uma forma legítima de expressão artística. Stieglitz trouxe novas ideias sobre a fotografia para Nova York, na virada do século XIX. Ele Organizou exposições, abriu uma galeria e publicou a Camera Work, a mais influente revista sobre fotografia daquele tempo no país. Ele se tornou pai do movimento Pictorialista nos Estados Unidos. Stieglitz era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com