TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O relatório elaborado no programa termodênico

Projeto de pesquisa: O relatório elaborado no programa termodênico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório realizado no programa termodi

1. Introdução

O programa termodi foi necessário para mostrar as curvas termométricas da substancia em questão, tais como a curva de saturação, as curvas isotermas em diferentes pontos e também a curva do ponto triplo da substancia.

2. Objetivo

Mostrar as características termométricas existentes na substancia em questão e analisar os variados pontos e formas das curvas.

3. Metodologia

Para montar as curvas do trabalho, foi necessário pesquisar os dados necessários do programa que encontramos numa tabela de propriedades termométricas. E também foi necessário calcular alguns dados para a obtenção dos gráficos.

4. Desenvolvimento do trabalho

Primeiramente colhemos os dados necessários para jogar nos campos obrigatórios do programa tais como: Tc, Vc, Tb, Pc, W, e assim por diante. Mais para esses valores serem verídicos foram necessários serem escolhidos pontos abaixo do ponto critico para termos a fase de fluido.

Em seguida foi posto no programa os dados coletados, e calculamos. Sendo assim formamos a curva de saturação da substancia, como mostra a figura a seguir.

Como podemos observar na figura, após a substancia atingir certo grau de temperatura saturada, onde a mesma se encontra no estado liquido que podemos denominar de ponto critico da substancia, ela começa a decrescer mudando seu estado original para o estado de vapor.

Após obter a curva de saturação, foi possível encontrar as variadas curvas isotermas. Como mostra os gráficos a seguir.

Gráfico 1

Gráfico 2

Gráfico 3

E por ultimo formamos a curva do ponto triplo da substancia. Como mostra o gráfico abaixo.

5. Analise

Como se pode observar nos gráficos mostrados, para cada dado escolhido foi obtida uma curva diferente. No gráfico 1 e 2, a uma pressão constante e uma temperatura constante verificamos o processo de vaporização em ambas. No gráfico 3, a uma temperatura constante observamos q o gráfico é uma exponencial.

6. Conclusão

O trabalho foi importante para o aprendizado de todos, pois foi possível analisar as diferentes formas de curvas isotermas, a de saturação e o ponto triplo. Sendo indispensáveis para a vida acadêmica e profissional do aluno.

7. Bibliografia

Fundamentos da termodinâmica clássica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com