TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O termo Parlenda

Resenha: O termo Parlenda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 3

Parlendas

O termo Parlenda (do verbo parlar) é uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida, usada em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. Normalmente é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedece a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta.

Tem por finalidade entreter a criança, ensinando-lhe algo. As parlendas não são cantadas, e sim declamadas em forma de texto, estabelecendo-se como base a acentuação verbal. Os portugueses denominam parlendas como cantigas ou lengalengas. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam na memória adulta.

O objetivo do trabalho com parlendas, trava-línguas, rimas, cantilenas e quadrinhas é refletir sobre o sistema de escrita, estabelecendo relação entre a fala e a escrita.

É de grande importância que os alunos tenham a oportunidade de participar de práticas de leitura com textos que já memorizaram, como parlendas, adivinhações, canções, cantigas populares, quadrinhas, trava-línguas, poemas e tantos outros, pois a linguagem é simples e atraente e se familiariza com o discurso da criança, promovendo, assim, o desenvolvimento da oralidade e avanços na leitura e escrita.

Com o texto na mão, sabendo de cor, o aluno tem o desafio de ajustar aquilo que fala àquilo que está escrito, e, com o apoio do alfabetizador, acaba por analisar o texto e buscar relações entre as letras e os sons.

Esta é uma atividade que cria problemas para diferentes níveis de conhecimento, promovendo a aprendizagem para todos os alunos.

Exemplo de parlenda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com