TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O termo estratégia

Seminário: O termo estratégia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Seminário  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito[editar]

O termo estratégia tem a sua origem na guerra, derivando etimologicamente da palavra grega strategos que se entende como "a arte do general". Ao termo estratégia estão associados alguns outros conceitos que nos auxiliam a definir e a compreender o seu âmbito de actuação. Por ser "a arte do general" não tem que ser necessariamente generalista mas deverá ser suficientemente abrangente para se distinguir da "táctica", ou seja, a estratégia tem um maior alcance, é mais duradoura e movimenta maiores recursos. Sobretudo, as acções estratégicas dirigem-se directamente aos objectivos políticos. Assim a estratégia não é mais que a forma de emprego dos diferentes recursos que a organização dispõe, de modo a atingir os objectivos definidos pela política dessa organização, tendo sempre em conta o "opositor". A estratégia envolve decisões sobre as metas/objetivos a curto, médio e longo prazo, a distribuição dos recursos para atingir as metas e as tarefas críticas a desempenhar para atingir os objectivos. Enquanto processo, a estratégia diz respeito ao modo como programamos as actividades da organização para a consecução dos objectivos definidos pelas políticas da organização. São inúmeras as possíveis divisões do termo "estratégia" bem como a possibilidade de agrupá-las. A divisão mais clássica divide a estratégia segundo três áreas de actuação: a estratégia estrutural, a estratégia operacional e a estratégia genética. A estratégia estrutural é a que permite conceber a estrutura da organização a partir dos conceitos definidos pela política dessa organização tendo em conta os recursos disponíveis e o ambiente exterior; a estratégia operacional é a que estabelece os objectivos que as acções práticas (do domínio da táctica) vão concretizar; a estratégia genética (apenas ao alcance das grandes organizações) que permite desenvolver actividades que concretizem ideias (por exemplo no campo da investigação). Mas existem outras formas de ver a estratégia designadamente no campo da estratégia organizacional: estratégias pretendidas, as que são explicita e formalmente planeadas, as estratégias realizadas, as que emergem de um série de decisões tomadas e implementadas, estratégias não-realizadas, que foram planeadas mas não implementadas, e estratégias retroactivas que dizem respeito a um conjunto de decisões que podem ser designadas a posteriori como sendo estratégicas, embora não tenham sido formuladas como tal.

Atributos básicos da estratégia organizacional[editar]

O alinhamento interno da organização- entendido como a consistência no que se refere a processos, acções, informações e decisões entre as suas diferentes unidades funcionais; O posicionamento da organização no seu ambiente, condição sine qua non para a sobrevivência em ambientes competitivos, como o é a maioria dos ambientes de actuação das organizações de hoje; A visão de longo prazo, que proporciona maiores condições para a manutenção da coerência da organização ao longo do tempo.

Evolução do pensamento sobre estratégia organizacional[editar]

Na evolução do pensamento sobre estratégia organizacional podemos distinguir dois momentos: o momento do posicionamento e o momento do movimento. No primeiro momento a estratégia organizacional pressupõe uma adaptação ao meio envolvente para deste modo adquirir uma posição dominante e proceder seguidamente à sua defesa. Este momento inicia-se com a análise das oportunidades, ameaças, pontos fortes e fraquezas (análise SWOT). O segundo momento da estratégia organizacional assume-se como uma ruptura, colocando em evidência uma estratégia centrada na intenção e no movimento. Neste segundo momento, a estratégia visa essencialmente à transformação permanente do jogo concorrencial e da própria empresa.entre outras situações que não serão irrelevantes apontar pois não houve estudo o suficiente para esta pesquisa

Movimento do posicionamento[editar]

Momento do posicionamento.

A sua filosofia de base era a adequação estratégica, o que pressupunha dois princípios fundamentais: para assegurar a sua sobrevivência a empresa necessita de se adaptar à sua envolvente; para ter sucesso a empresa deve construir uma vantagem competitiva e seguidamente defendê-la. Esta corrente de pensamento estrutura-se à volta de dois conceitos chave: a análise SWOT e a vantagem competitiva.

Análise SWOT[editar]

A análise SWOT (Strengths/Weaknesses/Opportunities/Threats) é um modelo que visa ao diagnóstico das forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e as ameaças externas, para formular uma estratégia.

Vantagem competitiva[editar]

Michael Porter começa por precisar as modalidades de análise de um sector de actividade. Trata-se de compreender com precisão os contornos e os determinantes do jogo concorrencial no seio de uma indústria (ou sector de actividade), de modo a identificar os factores chave de sucesso e o binário rentabilidade/risco. Por outro, a noção de grupos estratégicos alerta-nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com