TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O termo logística

Resenha: O termo logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

O termo logística vem sendo discutido e abordado em várias organizações, mas qual é seu significado? De acordo com o dicionário da língua portuguesa Aurélio, de Aurélio Buarque de Holanda, logística é proveniente do francês Logistique, que significa parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e distribuição de material (para fins operativos e administrativos); recrutamento, incorporação, instrução e adestramento, designação, transporte, bem-estar, evacuação, hospitalização e desligamento de pessoal; aquisição ou construção, reparação, manutenção e operação de instalações e acessórios destinados a ajudar o desempenho de qualquer função militar; contrato ou prestação de serviços.

Como podemos verificar, a logística abrange várias áreas de uma empresa, desde a aquisição de matéria-prima e/ou insumos até a entrega do produto final ao consumidor, sem esquecer o nível de serviço. O nível de serviço está diretamente ligado aos fatores que podem contribuir para a satisfação plena do cliente, como prazo de entrega, atendimento, feedback, pós-venda, garantia, entre outros.

De acordo com Pires (2010), os processos produtivos sempre estiveram presentes na história da humanidade. Os produtos eram feitos por artesãos em um processo definido como produção artesanal. Nesse processo o artesão era totalmente responsável pela execução do ciclo produtivo do material e fazia uso de habilidades manuais. Geralmente, esse artesão era proprietário dos recursos que utilizava. É importante salientar que um dos aspectos do planejamento e estratégia logística é gerenciar os recursos de uma organização, tais como: recursos humanos, financeiros, tecnológicos, patrimoniais, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com