TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RISCOS À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE TROCA DE INFORMAÇÕES PELA INTERNET. CASO DO GRUPOVIMA.

Ensaios: OS RISCOS À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE TROCA DE INFORMAÇÕES PELA INTERNET. CASO DO GRUPOVIMA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  5.091 Palavras (21 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

OS RISCOS À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE TROCA DE INFORMAÇÕES PELA INTERNET. CASO DO GRUPOVIMA.

Jefferson Kiyoshi Komesu*

Resumo:

Este trabalho apresenta alguns dos elementos que constituem os riscos à segurança da informação principalmente durante os processos de troca de informações pela Internet através de programas de e-mails, o estudo foi realizado durante o período de estágio supervisionado realizado no escritório do GrupoVima, localizado na cidade de Naviraí-MS.

Palavras-chave: Informação. Segurança. Internet.

SUMÁRIO

1. Introdução 2

2. Desenvolvimento 3

2.1. Apresentação da organização 3

2.2. O problema 3

2.2.1. Quando surgiu o e-mail

2.3. O estágio 6

2.4. Percepções do estágio 7

2.5. A pesquisa 8

3. Revisão de literatura 13

4. Considerações finais 14

5. Organograma do GrupoVima 15

6. Imagens 16

7. Referência Bibliográfica 17

1. Introdução.

Os hackers têm se beneficiado da curiosidade intrínseca do ser humano, assim, eles têm criado “armadilhas” para induzir o usuário a realizar ações que permitem a infecção do computador por programas nocivos chamados de vírus de computador, ou mais recentemente denominados malwares – abreviação para malicious software. Estes programas podem danificar arquivos importantes do usuário ou então “roubar” informações sigilosas, tais como: números de conta bancária e senhas, além de informações restritas e confidenciais da organização.

Este artigo buscou levantar os riscos com relação à segurança da informação na utilização de tais softwares ¬(programas de computador) para troca de informações pela Internet através da avaliação do conhecimento dos colaboradores do GrupoVima sobre como utilizar esses programas de forma correta e sem riscos à organização.

Há uma crescente necessidade em se utilizar esse tipo de ferramenta por praticamente todas as empresas nos dias atuais, porém, poucas são as pessoas que conhecem os riscos que correm ao enviar informações importantes da empresa através da Internet, e, principalmente desconhecem como evitar a perda ou roubo dessas informações.

O estudo foi realizado com base nas informações observadas no cotidiano de trabalho dos funcionários do escritório do GrupoVima, durante o período de estágio supervisionado entre os meses de agosto à novembro de 2009. É neste escritório que ficam concentrados todos os processos administrativos da alta direção e também os processos financeiros, fiscais, tributários e de departamento de pessoal do GrupoVima.

2. Desenvolvimento.

2.1. Apresentação da organização.

A empresa Viero, Viero & Martins Ltda atua no ramo de Postos de Serviços, oferecendo a seus clientes combustíveis de qualidade e também produtos de conveniência, serviço de troca de óleo, serviço de lavagem de veículos e um atendimento que prima pela excelência nos serviços prestados.

Situada em ponto estratégico, a empresa de nome fantasia Posto da Praça, encontra-se no início da Avenida Amambaí, nº 15, principal rota de acesso para aqueles que chegam à cidade Naviraí-MS, oriundos de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, pela rodovia MS-163 rumo ao estado do Paraná.

Sua localização é privilegiada, por que a empresa está no centro geográfico e socioeconômico da cidade ladeada por outros órgãos públicos e instituições privadas que atendem a diversos seguimentos da economia e que fazem fluir uma grande quantidade de pessoas na região.

O quadro societário da empresa é composto por: Marcio Roberto Viero, Telma Ângela Viero Martins e Varnei de Sousa Martins. Como na grande maioria das empresas brasileiras, o Posto da Praça tem uma origem familiar. Atualmente a empresa emprega 17 funcionários e tem um faturamento bruto previsto para o ano de 2009 de 04 milhões de reais.

O Posto da Praça faz parte de um grupo de empresas denominado GrupoVima, do qual ainda fazem parte outros três postos de combustíveis, uma empresa de transporte de cargas rodoviárias, uma empresa frigorífica e uma empresa de industrialização de alimentos.

Apesar de o estudo estar balizado na empresa Viero, Viero & Martins Ltda, o seu foco de atuação foi no escritório do GrupoVima onde estão concentrados todos os processos gerenciais e administrativos do Grupo. Este escritório está situado na Praça Prefeito Euclides Antonio Fabris, nº 487, ao lado do Posto da Praça.

2.2. O Problema.

A utilização das ferramentas para troca de informação on-line faz parte do cotidiano de qualquer empresa nos tempos atuais, porém as pessoas, por sua vez, acabam menosprezando os perigos inerentes a utilização de tais programas, visto o grande volume de informações que transitam na web a mercê de vírus de computador e de pessoas conhecidas como hackers que visam lucrar com o roubo de informações confidenciais das empresas ou de pessoas desavisadas.

A Internet foi, sem sombras de dúvidas, uma das principais inovações do século XX. Ela surgiu na década de 70 como uma rede de informações do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e, na época, era denominada de ARPANet. Tratava-se de uma rede experimental projetada para resistir a inatividade parcial e suportar comunicação da defesa. Atualmente, a Internet é uma coleção de redes de computadores conectados por diferentes meios. Ela conecta redes comerciais, governamentais, de universidades, dentre outras.

A Internet possibilitou que pessoas e empresas cruzassem fronteiras de modo fácil e rápido, como nunca visto antes, criando um mundo virtual globalizado. Ela foi logo incorporada pelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com