TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS Vulcões

Pesquisas Acadêmicas: OS Vulcões. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

O

s vulcões são montanhas inquietas que expelem fogo e lava do centro da Terra. Podem provocar catástrofes. isso dificilmente ocorre, pois o homem já tem como se prevenir com sofisticados aparelhos da sua incômoda presença, mas antigamente eles foram protagonistas de grandes desastres.

O calor dentro da Terra é muito forte. Tanto que chega a derreter a rocha, formando uma substância conhecida como magma (ou lava). Junto com o magma, formam-se também gases e partículas quentes, que escapam através de uma abertura na crosta terrestre. Esta abertura tem formato montanhoso e se forma, geralmente, a partir do encontro de placas tectônicas (que compõem a crosta terrestre) – que damos o nome de vulcão. Quando um vulcão entra em erupção, pode provocar terremotos e lançar na atmosfera grande quantidade de magma, o que é uma ameaça para quem mora próximo.

A movimentação das placas tectônicas abre caminho para que o magma, rocha fundida no interior da Terra, suba à superfície. Se não encontra saída, ele fica acumulado em uma espécie de reservatório, a câmara magmática.

Quando o reservatório do vulcão está muito cheio de magma, liberado pela abertura entre uma placa e outra, pode haver uma erupção. O magma, depois de expelido pela chaminé do vulcão, passa a ser chamado de lava.

Assim, a formação e a erupção de um vulcão ocorrem graças ao choque entre as placas tectônicas (veja o diagrama na página seguinte).

O maior vulcão do mundo, denominado Mauna Loa, localiza-se no Havaí. Além dos 4 quilômetros de altura que se erguem sobre a superfície do mar, este vulcão guarda mais 6 quilômetros de profundidade sob as águas.

Destacam-se entre os mais famosos vulcões conhecidos por sua atividade, o Vesúvio – Itália (ano 79 d.C), Krakatoa – Indonésia (1883), Monte Pelado – Martinica (1902), Santa Helena – USA (1980) e o Pinatubo, nas Filipinas (1991).

A mais famosa erupção de um vulcão no mundo foi a do Vesúvio em 79 d. C., no tempo do imperador Tito Vespasiano, que foi desastrosa para as cidades de Pompéia e Herculano – dois prósperos aglomerados perto da Baía de Nápoles. Pompéia ficou sepultada pela lava do Vesúvio dando-nos a conhecer uma importante amostra da vida cotidiana no tempo dos antigos romanos. Ficaram intactas muito das suas ruas, casas e lojas. O mais surpreendente, são as formas mumificadas de homens, mulheres, crianças e animais petrificados pela lava e desenterrados nesta cidade.

No Brasil, não há vulcanismo ativo há milhões de anos. O vulcanismo mais recente – durante os últimos 80 milhões de anos – foi o responsável pela formação de diversas ilhas do Atlântico brasileiro de lava petrificada , como Fernando de Noronha, Trindade e

Abrolhos.

Existe três tipos de vulcões: os vulcões ativos, os vulcões dormentes e os vulcões extintos. O vulcão é ativo quando está em erupção ou mostra sinais de instabilidade. O vulcão é considerado dormente quando não se encontra atualmente em atividade mas poderá mostrar sinais de nova erupção e o vulcão extinto é aquele que não tem mais possibilidade de entrar em erupção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com