TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OSHAS 18000

Artigos Científicos: OSHAS 18000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. OHSAS 18000 5

3. CERTIFICAÇÃO 5

4. PILARES DA NORMA OHSAS 18000 5

5. PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO 6

5.1 POLÍTICA 7

5.2 ORGANIZAÇÃO 7

5.3 PLANEJAMENTO 8

5.4 MONITORAMENTO DO DESEMPENHO 9

6. DESAFIOS 9

7. BENEFÍCIOS 10

8. VANTAGENS FRENTE A SOCIEDADE 10

9. ANÁLISE CRÍTICA 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13

1. INTRODUÇÃO

No intuito de agregar saúde e bem-estar aos colaboradores, as empresas estão investindo em maior proporção, em métodos que visem passar de forma mais dinâmica e precisa, informações e técnicas pertinentes à execução das tarefas de cada indivíduo na sua área de atuação e em um contexto geral, fazendo com que conseqüentemente, todos se conscientizem e que hajam melhorias relacionadas não somente com a integridade física e psicológica dos colaboradores, mas também relacionadas à produtividade da empresa.

A automação dos processos, a mecanização nas organizações e a estrutura moldada sob projetos altamente de caráter técnico, não eximem em momento algum a presença do homem. Para tanto, são necessários meios e regras que justifiquem o bem físico e mental para quesitos que envolvam saúde, segurança e bem-estar.

Os programas de prevenção fazem parte atualmente de uma rotina, para assim, baixar os índices de acidentes, dando suporte aos quesitos primordiais para o estado de segurança e saúde, bem como aos novos campos mercadológicos em ascensão, criando uma concorrência direta. Educação, cultura e reciprocidade ao bem-estar fazem o diferencial entre o global mundo capitalista gerenciado por pessoas e não máquinas gerenciais.

2. OHSAS 18000

A OHSAS 18000 consiste em um sistema de gestão, com o foco voltado para a saúde e segurança ocupacional. Isto é, a OHSAS 18000 é uma ferramenta que permite uma empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança do Trabalho por ela mesma estabelecido.

OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Series, cuja tradução é Série de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. Assim como os Sistemas de Gerenciamento Ambiental e de Qualidade, o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional também possui objetivos, indicadores, metas e planos de ação.

3. CERTIFICAÇÃO

A certificação por essa norma garante o compromisso da empresa com a redução dos riscos ambientais e com a melhora contínua de seu desempenho em saúde ocupacional e segurança de seus colaboradores. O envolvimento e participação dos funcionários no processo de implantação desse sistema de qualidade é, assim como outros sistemas, de fundamental importância.

Selo de empresas que certificam a OHSAS 18000

4. PILARES DA NORMA OHSAS 18000

São eles:

• Prevenção no lugar de correção;

• Planejamento cuidadoso de todas as etapas;

• Critérios claros;

• Coordenação e integração entre as partes;

• Monitoração contínua;

• Melhoria contínua.

5. PROCESSOS DE IMPLEMNETAÇÃO

O processo de implementação para se obter um sistema propício a uma qualidade de vida adequada, varia dependendo da realidade de cada empresa, por vez, da área na qual estas atuam respectivamente.

Sendo que existem alguns princípios básicos, como, a definição de uma Política de Higiene e Segurança, a avaliação dos riscos existentes, devendo a empresa apropriar-se a métodos seguros e eficazes, mantendo-se inclusive, dentro da legislação vigente, procurando tomar ações corretivas a fim de obter uma melhoria contínua, tendo todos os processos e casos documentados, procurando sempre, manter todas as partes da organização informadas em relação aos critérios previstos na política da empresa, fazendo com que todos interajam de forma benéfica.

5.1 POLÍTICA

É de fundamental importância estabelecer uma Política de Segurança e Saúde Ocupacional dentro da empresa,.para isso precisa-se de objetivos claros, de como controlar todas as perdas acidentais, identificando perigos e avaliando riscos, decidindo que precauções são necessárias, para então, colocá-las em prática e verificar se estão realmente gerando resultados. Proteger as pessoas, melhorar a qualidade de vida e manter a fábrica e a produção adeptas ao mercado, são aspectos de fundamental importância.

Esta política deve influenciar todas as atividades organizacionais, inclusive a seleção de pessoas, a compra de equipamentos e matérias-primas, o modo de como o trabalho é feito e como garantir bens e serviços.

É necessário ter uma declaração por escrito da política empresarial, nos departamentos da organização, para motivar que o pessoal seja monitorado, identificando e avaliando os ricos, a fim de eliminados e/ou controlados.

5.2 ORGANIZAÇÃO

A Política de Segurança e Saúde Ocupacional torna-se efetiva quando a empresa consegue que seus colaboradores estejam envolvidos e comprometidos.

Para que isto ocorra, deve-se fazer uso dos 4 C’s:

• Competência: recrutamento, treinamento e suporte consultivo;

• Controle: alocação de responsabilidades, garantindo compromissos, devendo sempre haver a instrução e a supervisão em todos os setores;

• Cooperação: colaboração entre os indivíduos;

• Comunicação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com