TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Aprendizagem Portugues

Casos: Oficina De Aprendizagem Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Relatório

-Introdução a Ergonomia

Em nossa evolução, tivemos milhares de anos para nos desenvolvermos e, gradativamente, nos adaptarmos às mudanças necessárias à nossa sobrevivência Mas neste último século, as mudanças foram e continuam sendo muito rápidas, o que as vezes impede a adaptação do nosso corpo às novas exigências.

Ao passo que aumentam estas exigências, temos nos tornado cada vez mais sedentários, fator de risco para diversas doenças.

destinado a domesticar seres humanos para o trabalho.

Ergos = Trabalho / Nomos = Leis;

Trabalho (português), travail (francês) - origem no latim tripallium - instrumento de tortura destinado a domesticar seres humanos para o trabalho.

- Na Grécia e Roma Antiga: o trabalho era reservado aos escravos

- Para os Hebreus - trabalho visto de forma menos indigna - missão sagrada para a expiação do pecado original.

- No Renascimento - houve valorização do trabalho paralelamente à valorização da vida terrena, material.

- Na Reforma Protestante - valorização do trabalho e a obtenção de resultados materiais.

A ergonomia está presente no dia a dia das pessoas pois as suas aplicações estão presentes na indústria, na mineração, no setor de serviços e no próprio lar.

Uma característica da ergonomia é a sua interdisciplinaridade. Existem diversos profissionais ligados com a questão ergonômica seja relacionado à saúde, ao projeto de máquinas e equipamentos ou a organização do trabalho por si. Não existe uma categoria profissional capaz de dar uma solução ergonômica completa de maneira que engenheiros, médicos, professores de educação física, arquitetos, psicólogos, nutricionistas, etc. podem ser observados trabalhando em projetos comuns. Os níveis de intervenção de uma equipe ergonômica podem ser classificados em: 1) transformação das condições primitivas em postos de trabalho; 2) melhoramento das condições de conforto relacionadas ao ambiente de trabalho; 3) melhoramento do método de trabalho; 4) melhoramento da organização do sistema de trabalho e 5) ergonomia de concepção.

-Questionário da Etapa 1, Passo 2

Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéqüem as características de cada pessoa; (Exigência Técnica).

Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo; (Exigência Econômica).

Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.

Todas estas, características, têm a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano.

Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

De acordo com MARSHALL (2000). Alphonse Chapanis aponta que matérias históricas freqüentemente revelam que em alguns casos, como fatores humanos, a guerra era certamente um incentivo, mas que também trazia outros efeitos retrógrados (como a destruição). F. Bonjer pensa que na época da guerra, a complexidade da tecnologia tinha alcançado tal ponto, que as habilidades e as capacidades dos operadores se tornaram limitadas. Isto sugeriu a necessidade da Ergonomia.

Antes da Ergonomia se tornar uma disciplina, na Segunda Guerra Mundial, podia-se notar o trabalho do ergonomista influenciando a relação do homem com produtos, estações de trabalho, ferramentas e equipamentos, programas de produtividade, qualidade, segurança de trabalho e qualidade de mão-de-obra.

MUREEL (1978) afirma que o homem não poderia ter hoje uma existência tolerável

sem máquinas, nem as máquinas existirem sem o homem. As atividades de homens e máquinas devem estar estreitamente integradas para que se obtenham ótimos resultados.

A ergonomia nasce com o objetivo pratico de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos.

Vem evoluindo ao passar dos anos com novas regras e com muita tecnologia.

Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A evolução da ergonomia pode ser descrita em três estágios cronológicos, coexistentes hoje em dia.

A ergonomia evoluiu dos esforços do homem em adaptar ferramentas, armas e utensílios às suas necessidades e características. Mais claramente, pode-se estabelecer primeiro estágio histórico a partir da Revolução Industrial, com o surgimento das máquinas e de seus efeitos físicos e sociais, por exemplo, a fábrica e a intensificação do trabalho. Este primeiro período pós-revolução industrial, focalizou o projeto ou a modificação da interface homem-máquina e o principal ponto de pesquisa estava centrado nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com