TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Informatica

Trabalho Universitário: Oficina De Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

População

De acordo com os dados preliminares do Censo 2010 (INE), a população residentendo país é de 531.406 habitantes, sendo 50,5% do sexo feminino e 49,5% do sexo masculino.

Há uma distribuição assimétrica da população residente no território nacional. As quatro ilhas mais populosas são: Santiago, S. Vicente, Santo Antão e Fogo que, correspondendo a 61,2% do território nacional, albergam 87,7% da população residente do país. Santiago (24,5% do território) tem mais de metade da população residente de Cabo Verde (55,7%) evidenciando uma tendência para acentuar esse posicionamento no contexto nacional.

A População residente de Cabo Verde tem um crescimento médio anual de 1,2%, evidenciando uma redução da taxa de crescimento populacional. O país apresenta uma estrutura de população jovem (54,4% da população tem menos de 24 anos).

O quadro populacional cabo-verdiano é marcado por uma corrente de emigrantes expressiva contando com uma diáspora superior à população residente, mas muito ligada ao país garantindo remessas significativas que constituem uma importante fonte de receita que ajuda equilibrar o orçamento do Estado.

Etnias

É um projecto de acção sociocultural que existe desde 1987, com sede em Caminha. Baseia a sua actividade na convicção de que a cultura é um factor de desenvolvimento das comunidades e uma ferramenta poderosa para o reforço do diálogo, da descoberta recíproca e da aceitação das especificidades e diferenças nas sociedades contemporâneas.Em Portugal a Etnia tem como fundadores, entre outros, Antonieta Brandão, Gonçalo Faria, Mário Alves(presidente), Rui Mota, Pires Laranjeira e Joaquim Marreiros , a que se viriammais tarde a juntar, já através do pólo ACE, nomes como Christianne Galdino,Vera Rocha, Tiago B.Rodrigues e Veladimir Romano.

Desde 1996 dinamiza um 2º pólo de intervenção virado para a gestão de espaços e recursos e de fomento e cooperação entre associações nas áreas do ambiente, cultura e desenvolvimento. Em Portugal a Etnia organiza, em colaboração com várias autarquias os Encontros Musicais da Tradição Europeia, anualmente desde 1990, o Festival Mutimúsicas desde 1999, bem como organizou o ciclo de concertos Vox Populi ao longo de 2001.

Em 2002 concebeu e coordenou os I encontros luso-brasileiros de Cultura vai realizar anualmente, a partir deste ano um festival de música africana. A ETNIA é co-fundadora da Rede de Centros Culturais Portugueses e associada da ANIMAR-Associação Portuguesa para o desenvolvimento Local em Meio Rural, da Rede Euro-Sul de Centros Culturais e integrou entre 1993-2000 o Fórum Europeu de Festivais de Músicas do Mundo de cujo executivo fez parte entre 1995/96.

É ainda co-fundadora da rede “Terraculta” criada em 2001 na sequência de uma conferência sobre o mesmo tema promovida pela Câmara Municipal de Serpa. Faz parte da rede Eurotrade – Músicas e Danças Tradicionais europeias, é membro associado de La Red (promotores culturais da América Latina e Caraíbas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com