TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oi Tudo Bem

Ensaios: Oi Tudo Bem. Pesquise 788.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Pensado para se tornar um marco arquitetônico em Jinhua (China), o complexo ‘CUBE TUBE’ consiste em dois edifícios com volumetrias diferentes: um chamado ‘CUBE’, em formato cúbico e destinado a escritórios, e outro chamado ‘TUBE’, em formato retangular e que abrigará um restaurante.

O projeto é de autoria do escritório de arquitetura Sako, que apesar de ter sua sede em Pequim, na China, foi fundado pelo arquiteto japonês Keiichiro Sako.

O profissional conta que o pedido inicial era de uma construção arejada e com ótima iluminação natural na parte central do edifício. Como solução, Sako e sua equipe conceberam em cada andar dois corredores em forma de cruz, criando uma espécie de corte central na estrutura. Estes corredores se conectam com pequenos terraços instalados nas faces leste, oeste, norte e sul.

Mas, sua característica mais marcante encontra-se na fachada, formada por uma intrincada combinação de painéis de alumínio e vidro.

As janelas da fachada instaladas em diferentes tamanhos e posicionadas de forma irregular criam um interessante efeito de distorção, onde as reflexões parecem mudar ao longo do dia.

Está localizada em Nova Iorque, Estados Unidos. Foi construída entre 1949 e 1952, com projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e está localizada no setor leste de Manhattan. Consiste em um edificio em formato retangular.

Em vez de anunciar um concurso para o projeto do complexo das Nações Unidas, a ONU preferiu montar uma equipe de arquitetos de diversos países para a composição do projeto. O arquiteto americano Wallace Harrison foi o diretor de planejamento e os governos dos países indicaram seus representantes.

A equipe de arquitetos consistiu em N.D. Bassov (União Soviética), Gaston Brunfaut (Bélgica), Ernest Cormier (Canadá), Le Corbusier (França/Suíça), Liang Ssu-cheng (China), Sven Markelius (Suécia), Oscar Niemeyer (Brasil), Howard Robertson (Reino Unido), G.A. Soilleux (Austrália) e Julio Villamajo (Uruguai).

O comitê apreciou 50 estudos diferentes antes de chegar a uma decisão. O desenho derivou de uma proposta de Niemeyer/Corbusier.

Inaugurado há 70 anos, em janeiro de 1943, o Pentágono abriga os funcionários do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. A ideia de construí-lo surgiu em 1941, na 2ª Guerra Mundial, quando o governo norte-americano concluiu que, por questões de estratégia, era preciso centralizar os órgãos de defesa num único lugar, próximo à Casa Branca. O formato e o nome vieram da estrutura original do terreno, também pentagonal. Uma reforma de 18 anos, concluída em 2011, refez o prédio do zero e o reconfigurou totalmente por dentro, além de blindar e reforçar todas as estruturas. Do Pentágono original, só sobrou a casca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com