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Opa, E Ai?

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Por:   •  22/5/2014  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  1.941 Visualizações

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Texto I

– Considera pois – continuei – o que aconteceria se eles fossem soltos das cadeias e curados da

sua ignorância, a ver se, regressados à sua natureza, as coisas se passavam deste modo. Logo que

alguém soltasse um deles, e o forçasse a endireitar-se de repente, a voltar o pescoço, a andar e a

olhar para a luz, a fazer tudo isso, sentiria dor, e o deslumbramento impedi-lo-ia de fixar os objetos

cujas sombras via outrora. Que julgas tu que ele diria, se alguém lhe afirmasse que até então ele só

vira coisas vãs, ao passo que agora estava mais perto da realidade e via de verdade, voltado para

objetos mais reais? E se ainda, mostrando-lhe cada um desses objetos que passavam, o forçassem

com perguntas a dizer o que era? Não te parece que ele se veria em dificuldade e suporia que os

objetos vistos outrora eram mais reais do que os que agora lhe mostravam?

(PLATÃO. A República. 7. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993. p. 318-319.)

O texto é parte do livro VII da República, obra na qual Platão desenvolve o célebre Mito da Caverna.

Sobre o Mito da Caverna, é correto afirmar.

I. A caverna iluminada pelo Sol, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligível, o

do conhecimento do verdadeiro ser.

II. Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento.

III. Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele

que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros.

IV. Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e

relativistas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

b) Somente as afirmativas II e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

Questão 2 (UEL 09)

Roteiro_2ºEM_1ºTri

2

O Cauim é uma bebida produzida a partir da mastigação da mandioca ou do milho por mulheres cuja

saliva contribui para o seu fabrico. A preparação dessa bebida consiste em três estágios básicos:

fermentação, amadurecimento e azedamento. Assim, em todos os rituais de passagem, em

determinadas tribos indígenas, a presença do Cauim é imprescindível.

(Adaptado: SZTUTMAN, R. Cauinagem, uma comunicação embriagada - apontamentos sobre uma

festa tipicamente ameríndia. Disponível em: <www.antropologia.com.br/tribo>. Acesso em: 17 jul.

2008.)

Nos rituais indígenas, a ingestão do cauim evoca a busca de um estado de prazer e de felicidade.

Na tradição filosófica, a idéia de felicidade foi abordada por Aristóteles, na obra “Ética a Nicômacos”.

Considerando o pensamento ético de Aristóteles, assinale a alternativa correta.

a) O interesse pessoal constitui o bem supremo a que visam todas as ações humanas, acima das

escolhas racionais.

b) A felicidade é o bem supremo a que aspira todo indivíduo pela experiência sensível do prazer que

se busca por ele mesmo.

c) Todos os seres humanos aspiram ao bem e à felicidade, que só podem ser alcançados pela

conduta virtuosa, aliada à vontade e à escolha racional.

d) Fim último da existência humana, a felicidade refere-se à vida solitária do indivíduo, desvinculada

da convivência social na polis.

e) A felicidade do indivíduo não pode ser alcançada pelo discernimento racional, mas tão-somente

pelo exercício da sensibilidade.

Questão 3

Leia o seguinte texto de Maquiavel e responda à questão.

[...] como é meu intento escrever coisa útil para os que se interessarem, pareceu-me mais

conveniente procurar a verdade pelo efeito das coisas, do que pelo que delas se possa imaginar. E

muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca se viram nem jamais foram reconhecidos

como verdadeiros. Vai tanta diferença entre o como se vive e o modo por que se deveria viver, que

quem se preocupar com o que se deveria fazer em vez do que se faz aprende antes a ruína própria,

do que o modo de se preservar; e um homem que quiser fazer profissão de bondade é natural que

se arruíne entre tantos que são maus. Assim, é necessário a um príncipe, para se manter, que

aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade.

(MAQUIAVEL,

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