TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Sociedade

Artigo: Organização e Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Artigo  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Organização e sociedade

Mediante a partida de futebol em que, o jogador André Luiz, zagueiro do Botafogo, após levar seu segundo cartão amarelo do jogo, perdeu a cabeça e arrancou o cartão da mão do juiz chileno e mostrou ao árbitro. Resultado: André Luiz foi expulso (algo que já seria, pois dois cartões amarelos equivalem a um vermelho na mesma partida). Reflita sobre esse ato do zagueiro e responda as seguintes questões:

1)Foi um fato social? Justifique

Sim. Foi um fato social porque houve interação entre todos os presentes no estádio: jogador, juiz e torcida.

2)Explique o corrido na visão de cada autor Durkheim e Weber.

Na visão de Durkheim o que levou o jogador a essa atitude de retirar o cartão da mão do juiz e aplica-lo de volta foi a pressão de um jogo tão importante (semifinal) e ao saber que recebendo o segundo cartão estaria expulso da partida e estando ele no estádio lotado diante de uma sociedade que pressionava para um resultado positivo de qualquer maneira, isso fez com que diante da pressão tivesse tal atitude que provavelmente não teria se não estivesse sob total pressão , aceitando assim seu cartão e se retirando sem questionar.

Já para weber, a atitude do zagueiro vem de uma reciprocidade ao Juiz diante do cartão recebido. Portanto, uma atitude individual diante de uma situação de estrema pressão. Na visão de weber os indivíduos se orientam através das ações dos demais, sendo assim temos aí uma ação de um indivíduo, mas essa ação só é compreensível se percebemos que a escolha feita por ele tem a referência o conjunto dos demais no caso do sagueiro, seu time e até mesmo o Juiz em questão . As normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais, pois os indivíduos escolhem sempre diferentes normas de conduta. Entende então que o sagueiro André Luiz teve uma conduta de Ação social efetiva em que a nossa conduta é movida por sentimentos sem pensar na consequência dos n ossos atos, somos movidos por impulso de vingança,loucura, paixão, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com