TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orgonomia De Segurança

Pesquisas Acadêmicas: Orgonomia De Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

01) Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

Indentivicar, analizar e reduzir os riscos ocupacinais(ergonômicos e psicossociais)

Adaptar o local de trabalho e condições de trabalho sobre as carecterísticas do operador.

Contribuir para a evolução de situações de trabalho,não só do ponto de vista do matérial,mas também em aspectos sócio organicionais,a fim de que o trabalho pode ser feito,salvaguardando a saúde e a segurança,com o maximo satisfação,conforte eficiencia.

Controle a introdução de novas técnologias nas organisações e sua adaptação as capacidades e habilidades da força de trabalho existente.

Definir requisitos para a compra de equipamentos ergonômicos,ferramentas e outros matériais.Aumentar a motivação e satisfação no trbalho.

02) Que aspectos caracterizam os estudos percursores da Ergonômia até a 2º Guerra Mundial ?

A ergononomia surge após a segunda guerra mundial,tendo em vista as falhas ocorridas na,interface entre o homem e a maquína.A ergonomia nasce com o objetivo pratico de segurança,satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos.Vem evoluir ao passar dos anos com novas regras e com muita tecnologia.

Mais pode –se dizer que a ergonomia surgiu quando o homem começou a utilizar objetos que facilitavam a sua vida. Na produção artesanal havia a preocupação de se adaptar os objetos artificiais e o meio ambiente natural do homem.

03)Como evoluir o enfoque ergonômico até hoje,desde a sua origem?

O desenvolvimento atual da ergonomia pode ser caracterizado,então,segundo quatro nível de exigência:as exigências tecnológicas relativas ao aparecimento de novas técnicas de produção que impõem novas formas de organiação do trabalho;as exigências organizacionais:relativas a uma gestão mais participativa,trabalho em times e produção enxuta em células que impõem uma maior capacitação e polivalência profissional;as exigências econômicas:relativas a qualidade e ao custo da produção que impõe novas condicionantes às atividades de trabalho,como zero defeito, zero desperdício,zero estoque ;as exigências sociais:relativas a melhoria das condições de trabalho e,também,do meio ambiente.

04) No que consiste a abordagem macroergonômica?

A macroergonomia é tida,segundo Brown(1991),como um movimento que enfatiza ainteração entre os contextos organizacionail epsico-social de um sistema e o desing, implementação e uso de tecnologia.A principalpreocupação é a adequação entre o designornizacional e a tecnologia, (empregada) a fim de otimizar o funeionamentohomem-sistema. A abordagem macroergonômica buscam foco mais hlístico e produtivo e neste sentid.

A macroergonomia é uma abordagem topdown e continencial e define a otimização conjunta de seus sistemas técnicos e sociais.A adaptabilidade e flexibilidade da organização são outros importantes principios buscados a este nivel. Embora tendo muitos de seus conceitos derivados da teoria sócio-técnico, a macroergonomia difere da anterior em alguns tópicosimportantes. Um dos pontos de divergêneia é a abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com