TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Do Cavalo Arabe

Trabalho Escolar: Origem Do Cavalo Arabe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Origem do cavalo Árabe

A origem do cavalo árabe, depois de muitas pesquisas e de divergências históricas, continua sem uma prova definitiva: a primeira imagem aparece num baixo relevo egípcio do século 16 antes de Cristo. Não existe dúvida de que é a raça mais antiga do mundo, e a nenhuma outra se pode comparar em conformação, equilíbrio e beleza. Os guerrilheiros montados em "cavalos que voavam nos pés" tornavam-se famosos e muito temidos. As lutas se sucediam entre assírios, persas, povos das estepes, em torno do mar Vermelho, até o Egito. Teve uma seleção natural muito rígida, pois foi selecionada no deserto pelos impérios militares Caldeus, Persas, Hititas e Assírios, com as freqüentes tentativas de expansão de territórios, entravam em lutas freqüentes com os Beduínos.

Com a decadência destes impérios militares, estes cavalos foram capturados pelos beduínos (nômades) que percorriam grandes distâncias e até guerreavam em um terreno que exigia muito da condição física (força, rapidez e resistência) dos animais.

Foram necessários mais de 3 milênios de seleção para se chegar ao cavalo de guerra do deserto: Cavalo Árabe, capaz de resistir a prolongados períodos de trabalho intenso com o mínimo de cuidado e alimentação. Essas qualidades persistem em seu fenótipo e são reconhecidas até hoje, através de competições de longo percurso nos EUA e na Europa.

O "tipo Árabe" alcançou seu apogeu biológico há dois mil anos e a partir de então, o que os nossos criadores fazem é preservar a pureza e a força desse sangue, fonte de qualidades generosamente doadas a praticamente todas as raças modernas que conhecemos hoje.

Os primeiros cavalos da raça Árabe importados para o Brasil aqui chegaram na década de 20, vindos principalmente do Uruguai. Um acompanhamento mais constante e documentado do desenvolvimento da raça entre nós estabeleceu-se oficialmente com a formação da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe em meados dos anos 60, num esforço dos pioneiros e incentivadores da raça. Hoje existe no Brasil o registro de um número de cavalos Árabe próximo a 40.000 e a raça continua a se expandir, sendo considerada uma das melhores do mundo em qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com