TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da Política

Tese: Origem da Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

I - Origem da Política

Gregos e romanos inventaram a Política. Criaram a idéia e o espaço onde o poder existe através das leis. As leis não se identificam com a vontade dos governantes, mas, exprimem uma vontade coletiva. Exprimia-se em público nas assembléias através da deliberação, do discurso e do voto, ou seja, gregos e romanos submeteram o poder a um conjunto de práticas que fizeram dele algo público que concernia à totalidade dos cidadãos e que era votada por eles. Criaram, então, a esfera pública.

Os gregos davam o nome de polis a cidade, isto é, ao lugar onde as pessoas viviam juntas. Aristóteles diz que o homem e um animal político, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam da companhia de outros. A própria natureza dos seres humanos e que exige que ninguém viva sozinho. Assim sendo, Política se refere a polis, ou seja, a vida em comum, as regras de organização dessa vida, aos objetivos da comunidade e a decisão sobre todos esses pontos.

A Política remete-se à vida pública. E o local onde as decisões são tomadas de acordo com os interesses da comunidade.

II- O Que é Política?

Para designar o termo Política, o relacionamos com poder e, se o poder tem a capacidade de alterar o comportamento das pessoas, consequentemente a Política tem duas faces interesse e decisão. Portanto, podemos definir Política como um processo através do qual interesses são levados à formulação de decisões efetivas.

É fundamental importância lembrar que essas decisões devem afetar a coletividade para se tratarem de processos políticos.

Como já vimos, a Política está relacionada com um "poder" público ao qual cabe tomar decisões. As decisões tomadas pelos meios públicos forma o nosso setor público. Atualmente, esses setores tem crescido muito. Podemos atribuir esse crescimento à maior e crescente politização que vem ocorrendo.

Tudo, ou praticamente tudo, nos dias de hoje depende da Política. Por exemplo o comércio mundial e seu intercâmbio, são canalizados por decisões políticas. Por outro lado, pensando em termos de estratégia, com o avanço tecnológico dos armamentos, o pouco de segurança militar depende dos meios políticos, da intimidação entre esses países ( os que possuem e os que não possuem armamentos ). Como cita o autor do livro - Curso de Introdução a Ciência Política - "A Política tornou-se, literalmente, um caso de vida ou morte."

Alguns estudiosos consideram a Política como sendo arte, uma vez que exige muita invenção e sensibilidade especial para conhecer os seres humanos e suas necessidades. Outros consideram que a Política é ciência, pois existem várias ciências que estudam o comportamento humano sendo possível uma sistematização de algumas regras de vida humana.

Há também quem defende a idéia de que a política é um ato de poder, definindo a Política como "O estudo do Poder".

A Política é, então, a maneira de configurar-se as ações humanas e orientá-las para uma direção que seja da conveniência de todos.

O que interessa na Política,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com