TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem das espécies

Exam: Origem das espécies. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Exam  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

No séc.XVIII, as teorias apontavam que as sociedades deveriam passar por todos os estágios evolutivos, como degraus em direção à civilização.Tais idéias evolucionistas foram sintetizadas por Darwin em sua obra A origem das espécies, na qual são apresentados os conceitos de:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Evolução e seleção natural.

Resposta Correta: c.

Evolução e seleção natural.

Feedback da resposta:

A alternativa correta é: Evolução e seleção natural.

Darwin na obra A origem das espécies, são apresenta os conceitos de evolução e seleção natural, que, devido ao seu grande impacto, foram aplicados às sociedades humanas, gerando a corrente teórica conhecida como darwinismo social. Por essa concepção, as sociedades que se encontravam em estágios atrasados eram compreendidas como “fósseis vivos”.

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Etnografia é, antes de tudo, a escrita do visível, e, portanto, depende das qualidades de observação, de sensibilidade ao outro, do conhecimento sobre o contexto estudado, da inteligência e da imaginação científica do etnógrafo. Nessa perspectiva, a etnologia é um prolongamento da pesquisa etnográfica, representa um passo em direção à síntese. Embora não exclua a observação direta, ela tende a conclusões mais amplas e comparativas. A síntese pode operar-se em três direções:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Histórica, sociológica e geográfica.

Resposta Correta: d.

Geográfica, histórica e sistemática.

Feedback da resposta:

A alternativa correta é: Geográfica, histórica e sistemática.

A etnologia é um prolongamento da pesquisa etnográfica, representa um passo em direção à síntese. Embora não exclua a observação direta, ela tende a conclusões mais amplas e comparativas. A síntese pode operar-se em três direções: Geográfica, quando se pretende integrar conhecimentos relativos a grupos vizinhos. Histórica, quando se visa reconstituir o passado de uma ou várias populações. Sistemática, quando se isola determinado tipo de técnica, de costume ou de instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com