TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem do xadrez

Artigo: Origem do xadrez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Artigo  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O xadrez é um jogo muito antigo, e ninguém tem provas de onde ele surgiu e por quem foi criado. Existem muitas lendas sobre ele, mas nenhuma comprovada. Uma das principais lendas é de um rei que estava entediado com sua vida, e queria que pessoas criassem um jogo que não usassem força e sim estratégia.

Desenvolvimento

Origem do xadrez: Muitos dizem que o xadrez surgiu na Índia, no século VI AC, más não há uma data certa, pois esse jogo é muito antigo e de lá para cá várias histórias são contadas. A lenda diz que o rei Salomão estava cansado de sua vida, e fez um concurso, para que os participantes criassem um jogo onde não precisasse de sorte e sim de estratégia para ganhar. E depois de ver tantos jogos ele gostou em especial o xadrez, que foi inventado pelo um homem muito esperto, e o rei quis compra-lo, então o homem disse que o pagamento tinha que ser em trigo, mas com uma condição era que: “na primeira casa do tabuleiro deveria ser colocado um grão de trigo, na segunda casa 2 grãos, na terceira casa 4 grãos, na quarta casa 8 grãos, na quinta casa 16 grãos, na sexta casa 256 grãos... E assim sempre multiplicando o resultado por ele mesmo até que se completassem as 64 casas do tabuleiro.”

Depois que o contador faz cálculos ele viu que seria impossível pagar ele, pois o resultado era de 18.446.744.073.709.551.615. O rei falou que não iria conseguir fazer o pagamento, e o homem disse que sua inteligência não tinha preço.

Desenvolvimento

A evolução do jogo: A dama era antes o vizir, ou ministro. A torre, era na Pérsia rukh, carruagem. O elefante tornou-se alfil, conhecido como bispo. O cavaleiro, em várias línguas se tornou o cavalo.

Foi entre 1450 e 1850 que as principais mudanças aconteceram. Como o elefante que veio antes do bispo, somente podia mover-se em saltos por duas casas nas diagonais. O vizir que é o antecessor da dama podia se mover apenas em uma casa nas diagonais. Os peões não podiam andar duas casas em seu primeiro movimento e não existia a jogada roque. Os peões só podiam ser promovidos a vizir, que era a peça mais fraca, depois do peão, pois não tinha muita mobilidade.

As regras do Xadrez começaram a ser feita em 1475, só que ninguém sabe onde foram feitas, alguns indícios dizem que na Espanha e Itália.

Nesta época que os peões ganharam a mobilidade que conhecemos, que consegue se mover duas casas no seu primeiro movimento e tomar outros peões. Neste período também foram feitos novos movimentos dos bispos e da rainha, a rainha tornou-se a peça mais importante do jogo, pois consegue se mover para todos os lados.

Desenvolvimento

As principais competições da atualidade:

O Campeonato Mundial de Xadrez é o maior evento da modalidade no mundo. Neste campeonato os melhores jogadores de xadrez estão aqui para disputar o titulo de melhor enxadrista do planeta. Atualmente é organizado pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez), FIDE vem do francês, que significa (Fédération Internationale des Échecs ). Porém não foi ela que comandou esse campeonato o tempo todo, há alguns anos, Gary Kasparov criou a PCA (Associação Profissional de Xadrez), e no ano de 2000 FIDE e PCA se juntaram, e ficou valendo como um campeão do mundo.

As competições oficiais tiveram início ainda no século XIX, quando Wilhelm Steinitz foi considerado o primeiro campeão mundial de xadrez. Existe ainda o campeonato internacional por equipes realizado a cada dois anos, a Olimpíada de Xadrez. Desde o início do século XX, duas organizações de caráter mundial, a Federação Internacional de Xadrez e a Federação Internacional de Xadrez Postal vêm organizando eventos que reúnem os melhores enxadristas do mundo.

Desenvolvimento: Campeonatos

Nome Lugar Início Fim

Campeonato Mundial Sub-16 - Xadrez Olimpico Turquia

Campeonato Mundial de Xadrez rápido e blitz Cazaquistão - Astana

Campeonato Mundial de Amadores Grécia - Thessaloniki 15/4 23/4

Campeonato Mundial de Escolas Romenia - Iasi 28/4 6/5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com