TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e História Punhobol

Artigo: Origem e História Punhobol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Artigo  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  5.479 Visualizações

Página 1 de 7

Origem e Histórico do Punhobol : O Punhobol (Faustball ou Fistball) é um dos esportes mais antigos que conhecemos. É praticado desde a idade média. As primeiras referências datam do século XVI, na Itália. É da mesma fonte de onde surgiu o tênis. O punhobol encontrou maior repercussão na Alemanha. Ali se joga de forma organizada desde 1893 e é parte do movimento ginástico alemão que teve seu início com o movimento dos trabalhadores em 1848. O primeiro campeonato alemão masculino se realizou no ano de1913 e o feminino em 1921 dentro da "Gymnaestrada Alemã". Especialmente os imigrantes germânicos trouxeram nas primeiras décadas do século 20 o punhobol para os países sulamericanos. No Brasil o punhobol é jogado principalmente nos estados do sul. A referência no Brasil mais antiga que se tem data de 1911, quando a Sogipa criou o seu Departamento de Punhobol. Hoje existem cerca de 5000 praticantes em nosso país, nas regiões em que houve maior influência da colonização alemã. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Estado do Rio de Janeiro (Nova Friburgo) se situam as cerca de 100 equipes que praticam este esporte.

Regras do Punhobol : O punhobol é um esporte coletivo disputado em uma quadra que pode ser tanto de grama como de “salão”. A quadra é dividida ao meio por uma fita que tem 2 m de altura para os homens e 1,90 m para as mulheres. Cada equipe é composta por cinco jogadores e o objetivo principal é dificultar a devolução da bola por parte da equipe adversária. O jogo pode ser disputado no sistema de pontos, onde ganha o time que vencer 2 ou 3 sets (respectivamente se a partida for melhor de 3 ou 5 sets – e cada set vai até 20 pontos) ou ainda no sistema de tempo, onde vence a equipe que estiver com o maior número de pontos no término do tempo do jogo. Cada equipe pode fazer três passes, mas obrigatoriamente por jogadores diferentes (diferente do vôlei, onde o jogador pode receber a bola de volta). Outra grande diferença entre o volei e o punhobol é que nesse último a bola pode quicar uma vez no chão.

Jogo

Todos os pontos começam com um saque. Diferentemente do vôlei, a equipe que errou é que sacará o próximo ponto. Vale lembrar ainda que qualquer jogador pode sacar, não há obrigatoriedade de ordem. Tocar na rede, fita ou corda, bem como nos postes e jogar a bola para fora das linhas da quadra equivale a um erro. O jogador que for rebater a bola tem que fazer com os punhos ou com o braço e apenas uma única vez. Quando se bate com o punho, as pontas dos dedos devem estar tocando a palma da mão. Quando se bate com o braço a mão deve estar aberta. A bola só pode ser rebatida ao todo apenas 3 vezes e só pode quicar no campo uma única vez entre cada rebatida. Se dois jogadores baterem na bola ao mesmo tempo, contam-se duas rebatidas. A bola deve passar sobre a fita. Se o jogador tocar a fita é ponto para o time adversário. Por outro lado, ele pode passar por baixo dela até o outro campo, desde que não interfira na jogada do time adversário.

Fatores determinantes do envelhecimento :

Processo comum praticamente a todos os seres vivos que, no seu transcorrer, provoca modificações de ordem somática e psíquica que determinam alterações da relação do indivíduo com o meio que o cerca. Confort, em 1979, conceituou o processo de envelhecimento como "a redução dos mecanismos de manutenção da homeostasia em condição de sobrecarga funcional" (CONFORT, 1979).

Em síntese, o envelhecimento pode ser entendido como um processo de redução da reserva funcional, sem comprometer, na quase totalidade dos mecanismos, a função necessária para as atividades do cotidiano. A existência de uma limitação funcional evidente, mesmo em um nonagenário, deve ser entendida, portanto, como o efeito de um processo fisiopatológico (senilidade ou envelhecimento secundário), portanto de uma doença mais do que uma evolução atribuível ao processo natural de envelhecimento (senescência ou envelhecimento primário).

O que é saúde : A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.

Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia. No Brasil, segundo a Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. A Constituição também diz que as ações e serviços públicos de saúde são responsabilidade do sistema único de Saúde (SUS) .

A Vigilância Sanitária (VISA) é uma área da Saúde Pública. Sua missão é proteger e promover a saúde da população, fazendo com que os ambientes em que vivemos e os produtos e serviços oferecidos à sociedade sejam seguros e de boa qualidade. Seu objetivo de acordo com a Lei Orgânica da Saúde, é eliminar, diminuir ou prevenir os riscos sanitários, evitando incapacidades e doenças.

A Visa tem o dever de criar norma, orientar e controlar a fabricação, a venda e o consumo de produtos e a prestação de serviços que, de alguma forma, possam afetar a saúde das pessoas

A Vigilância é um importante instrumento de Cidadania.

Voleibol Origem : O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamadoMintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.

Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com