TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e evolução

Seminário: Origem e evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Seminário  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

1.2 Origem e evolução

Sempre houve a preocupação em melhorar as condições de trabalho. Nos anos 50 estudaram-se as relações indivíduo x trabalho x organização, e, segundo Rodrigues (1994), esta nova técnica recebeu a denominação de "Qualidade de Vida no Trabalho - QVT".

Qualidade de vida no trabalho esse termo foi criado por Louis Davis, na década de 1970,quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. Para ele conceito de QVT refere se a preocupação com o bem estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas.QVT envolve tanto aspectos físicos a ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho.

Atualmente, a qualidade de vida no trabalho vem sendo extensivamente pesquisada em diversos países, como Inglaterra, Hungria, Iugoslávia, Canadá, México e Índia (Rodrigues, 1994).

“De acordo com Cintia Oliveira de Souza Pires, com relação à qualidade de vida no trabalho, o ser humano a busca desde que começou a trabalhar, ou seja, desde os primórdios. Prova disso é a lei das alavancas, de Arquimedes, que data da Grécia Antiga e tinha como objetivo diminuir o esforço físico de muitos trabalhadores da época. Porém, após a Revolução Industrial, cujos únicos objetivos eram a produtividade e o lucro, a qualidade de vida no trabalho era inexistente, haja vista as péssimas condições às quais os trabalhadores eram submetidos.”

Segundo Rodrigues (1999),com outros títulos e em outros contextos ,mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de suas tarefas a qualidade de Vida sempre foi objeto de preocupação da raça humana.

No século XX, muitos pesquisadores contribuíram para o estudo sobre a satisfação do individuo no trabalho conforme Ferreira ,Reis e Pereira (1999),Hampton(1991) e Rodrigues (1999),são altamente relevantes para o estudo do comportamento humano ,da motivação dos indivíduos para a obtenção das metas organizacionais eda qualidade de vida do trabalhador ,principalmente das pesquisas e estudos na Western Eletric Company (hawthorne ,Chicago) no inicio do século 20 que culminaram com a escola de relações humanas.

Após os sucessivos processos de downsizing, reestruturação e reengenharia que marcaram toda década de 90 nota-se atualmente que as pessoas tem trabalhado cada vez mais e por extensão ,tem tido menos tempo para si mesmas( Veiga 2000).

Handy (1995) com base nessa realidade declarou que :

“O problema começou quando transformaram nosso tempo em uma mercadoria, quando compramos o tempo das pessoas em nossas empresas em vez de comprar a produção. Quanto mais você vende nessas condições mais dinheiro fará. Então há uma troca inevitável entre o tempo e o dinheiro, as empresas por sua vez torna-se exigentes ,querem menos tempo das pessoas que eles pagam por hora porem mais das pessoas que pagam por ano,porque no ultimo caso cada hora extra durante o ano é gratuita .(Handy,1995)”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com