TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 3 R's

Pesquisas Acadêmicas: Os 3 R's. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

OS TRÊS R's

Os 3Rs são princípios para o gerenciamento da eliminação de resíduos sólidos. Elas formam uma lista de prioridades com iniciativas possíveis para a eliminação dos resíduos. Geralmente, a mais baixa na lista de opções a seguir são as menos desejáveis:

• Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adotar hábitos de consumo saudáveis como adquirir produtos que realmente serão utilizados e que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.

• Reutilizar: utilizar várias vezes o mesmo produto ou a mesma embalagem. Com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funções, como exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório. Reformas de qualquer natureza se encaixam nesse princípio.

• Reciclar: transformar o resíduo, antes inútil, em matérias-primas para a fabricação de novos produtos é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético. Exigir programas de reciclagem dos governos locais - e principalmente participar deles - é a melhor forma de exercer esta idéia.

OS TRÊS R’s DO CONSUMO ECOEFICIENTE

Através de pequenos gestos, nós podemos mudar nossos hábitos de vida e adotarmos o consumo consciente, ao utilizarmos os 3 Rs , que são práticas simples, mas importantes e que fazem a diferença no volume de lixo descartado: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

REDUZIR

Reduzir quer dizer economizar de todas as formas possíveis:

• Procurar sempre produtos mais duráveis;

• Comprar o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos;

• Por no prato só o que realmente for comer;

• reduzir os supérfluos,

• reformar e conservas as coisas, no lugar de substitui-las por outras;

• doar os objetos e roupas que não são mais necessários para quem precisa;

• Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não é reciclável.

• Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável;

• Quando for comprar presentes, evite a utilização de embalagens em excesso;

• controlar o uso da água: não deixar a torneira aberta à toa, abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;

• desligar a TV se não estiver realmente assistindo e a luz do lugar onde não houver alguém.

REUTILIZAR

Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras.

Por exemplo

• reaproveitar vidros de geléia, maionese, massa de tomate, que podem servir para armazenar alimentos ou outros objetos.

• utilizar a frente e o verso do papel para escrever;

• Os garrafões de vinho podem ser enviados para as cooperativas e sucateiros, que os encaminharão para as vinícolas, onde serão lavados e reaproveitados.

• Oficinas de arte e artesanato - com restos dos mais variados materiais podem ser feitas muitas coisas lindas e criativas. Por exemplo: vários artistas plásticos utilizam garrafas PET para fazerem sofás, puffs, camas.

RECICLAR

Reciclar significa enviar novamente para o ciclo de vida útil, isto é, transformar o material reciclável em produto útil através de processos industriais.

Existem condições básicas de qualidade e quantidade para se tornar viável o processo da reciclagem. Uma das atividades que alimentam a reciclagem é a coleta seletiva.

INSUMOS

Insumo em Economia designa um bem ou serviço utilizado na produção de um outro bem ou serviço. Inclui cada um dos elementos (matérias-primas, bens intermediários, uso de equipamentos, capital, horas de trabalho etc.) necessários para produzir mercadorias ou serviços.

No seu conceito mais amplo insumo é a combinação de fatores de produção, diretos (matérias-primas) e indiretos (mão-de-obra, energia, tributos), que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços.

Uma definição simplificada de insumo seria: tudo aquilo que entra no processo ('input'), em contraposição ao produto ('output'), que é o que sai.

Como certos insumos são objetos de tributação pelo Governo, criou-se uma discussão jurídica infindável para tentar definir o que seja realmente um insumo, a fim de saber se determinada coisa é ou não tributável.

Segundo o Professor Silveira Bueno, catedrático de filosofia da Universidade de São Paulo: os insumos entram na composição de bens maiores, de mercadorias, que seriam consumidas pelo povo.

Muitas vezes, insumo é um termo confundido por leigos com matéria-prima, mas na verdade, os insumos são todo e qualquer tipo de material utilizado para a produção de um determinado tipo de produto, mas que não, necessariamente, faça parte dele. Por exemplo, na indústria têxtil, para se confeccionar camisetas, utiliza-se a matéria-prima algodão. Todos os outros materiais e equipamentos podem ser considerados insumos, tais como a máquina de tecer, a água que lavou as camisetas, os produtos amaciantes, a máquina que colheu o algodão e todos os demais elementos que fizeram parte da elaboração do produto acabado.

No Brasil, temos diversas empresas que produzem insumos e também matérias-primas para as mais diversas finalidades. São essas empresas que fornece todo o material necessário para que as demais fábricas possam tocar adiante sua produção e, com isso, desenvolver a economia do país.

Gerenciamento de Resíduos Industriais

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com