TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os termos "Integração e inclusão" são distinguidos

Projeto de pesquisa: Os termos "Integração e inclusão" são distinguidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

1- Conceitue:

A- Inclusão: É a garantia, a todos, do acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade, uma sociedade mais justa, mais igualitária e respeitosa, orientada para o acolhimento à diversidade humana e pautada em ações coletivas que visem à equiparação das oportunidades de desenvolvimento das dimensões humanas.

B- Educação Inclusiva: Significa todas as crianças de determinada comunidade aprendendo juntas, independentemente, de suas condições pessoais sociais ou culturais, inclusive aquelas com algum tipo de deficiência. Trata-se de um modelo de escola em que não há exigências de acesso nem mecanismos de seleção ou discriminação de qualquer espécie.

C- Educação Especial: É uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza os serviços e orienta quando a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns de ensino regular.

2- Diferencie os termos Integração e Inclusão.

Integração - nesse modelo os educandos precisavam modificar-se, reabilitar-se, educar-se, para tornarem-se aptos a satisfazerem os padrões aceitos no meio social, familiar, escolar profissional, recreativo e ambiental. É a criança que se adapta. (presença física)

Inclusão- Consiste em modificar a sociedade- escolas, empresas, serviços, ambientes físicos, etc.- para torna-la capaz de acolher todas as pessoas que apresentem alguma diversidade, portanto, estamos falando de uma sociedade de direitos para todos. É a escola que se adapta.

3- Explique a seguinte frase “Somos diferentes de fato e somos diferentes de direito”. Temos direito legal de sermos reconhecidos em nossas diferenças Sob o olhar da Politica Nacional da Ed. Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

É necessário reconhecer e aceitar a diferenças equiparando as oportunidades. E Contribuindo para que a legislação que resguarda os deficientes seja respeitada e cumprida. A inclusão quando é bem feita e aceita transforma não só a vida da criança com deficiência, mas toda a comunidade.

4- Justifique a tríade: Presença física- Participação- Aprendizagem, no paradigma educacional segundo Mantoan.

Para incluir é necessário que o aluno tenha a presença física participativa e assim aconteça a aprendizagem de fato e está dentro da escola e fazer parte dela.

Deve ultrapassar as barreiras e adaptar as particularidades de cada aluno. Assim ele fará realmente parte do sistema educacional de fato.

5- Leia o texto “Acessibilidade Escolar” e defina

A- Acessibilidade: Possiblidade e condição de alcançar, percepção e entendimento e para utilização com segurança e auto economia de edificações, espaços, mobiliários, equipamentos urbanos e elementos. Uma condição necessária para a participação plena das pessoas com deficiência no contexto social. Nessa perspectiva, “a superação de barreiras promove a independência, a autonomia e a dignidade de forma coletiva e individual”.

B- Desenho Universal: é compreendido como área do conhecimento e pode ser descrito a partir de cinco princípios: 1) Direito a equidade, participação: todos os ambientes devem ser desenhados de forma a não segregar ou excluir pessoas, promovendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com