TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Outroos

Monografias: Outroos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  5.537 Visualizações

Página 1 de 6

O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

Questões para revisão

1- Como os conceitos do comportamento organizacional se relaciona com as funções, papéis e habilidades dos executivos?

A necessidade de desenvolver as habilidades das pessoas para que possam tornar-se eficazes e bem sucedidas. Os executivos realizam as coisas por meio das outras pessoas. Eles realizam seu trabalho dentro da organização. As funções de administração envolvem a gestão da organização e planejar, controlar administrar as pessoas dentro da organização - organizar e liderar. Os papéis dos executivos são os que os executivos desempenham dentro de uma organização e envolvem a interação deles com as outras pessoas. As habilidades dos executivos consistem em três competências essenciais: técnica, humana, e conceitual. Elas utilizam o comportamento organizacional para administrar os processos e as pessoas e para a solução de problemas.

2- Defina comportamento organizacional. Relacione isto com administração.

O comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar conhecimento para melhorar a eficácia de uma organização. Como os executivos realizam seu trabalho por meio do trabalho de outros, o comportamento organizacional provê as ferramentas para administrar a sua produtividade, predizer o comportamento humano no trabalho e as perspectivas necessárias para gerenciarem-se indivíduos com diferentes experiências.

3- O que é uma organização? Uma família pode ser considerada uma organização? Explique.

Organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, com o intuito de atingir um objetivo comum. A família é um tipo de organização porque tem todas as essas características. A diferença é que as metas de uma família podem não ser explícitas.

4- Identifique e compare os três principais papéis dos executivos.

O papel de figura de proa – realizar tarefas de natureza cerimoniais e simbólicas.

O papel de liderança - contratar, treinar, motivar, e disciplinar os funcionários.

O papel de ligação – contato com os fornecedores de informações. Estes podem ser indivíduos ou grupos dentro ou fora da organização.

5- O que é a “abordagem contingencial” no estudo do comportamento organizacional?

A Teoria da Contingência nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Os pesquisadores, cada qual isoladamente, procuraram confirmar se as organizações eficazes de determinados tipos de indústrias seguiam os pressupostos da Teoria Clássica, como a divisão do trabalho, a amplitude de controle, a hierarquia de autoridade etc. Os resultados surpreendentemente conduziram a uma nova concepção de organização: a estrutura de uma organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo. Em outros termos, não há uma única e melhor forma de organizar.

6- Compare as contribuições da Psicologia e Sociologia para o estudo do comportamento organizacional.

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e a ciência política. A psicologia tem contribuído principalmente para o nível micro, ou individual, de análise, enquanto as demais disciplinas têm contribuído para a nossa compreensão dos conceitos macro, tais como os processos grupais e as organizações.

A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Os cientistas que contribuem nesta área de conhecimento são os que estudam as teorias relativas ao processo de aprendizagem e à personalidade, os psicólogos clínicos e, principalmente, os psicólogos organizacionais e industriais.

Os psicólogos organizacionais e industriais e estuda aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades e forças motivacionais, satisfação com o trabalho, processos de tomada de decisões, avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, técnicas de seleção de pessoal, planejamento do trabalho e estresse profissional.

A Sociologia estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis, ou seja, estuda as relações das pessoas entre si. Mais especificamente, a maior contribuição dos sociólogos foi no estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente as formais e complexas. As áreas do estudo do comportamento organizacional que mais receberam contribuições da sociologia foram a dinâmica de grupo, o desenho de equipes de trabalho, a cultura organizacional, a teoria e a estrutura da organização formal, a tecnologia organizacional e aspectos como poder, comunicação e conflitos

7- “O comportamento e geralmente previsível não havendo necessidade de ser estudado formalmente”. Por que essa afirmação esta incorreta?

Porque cada pessoa tem a sua personalidade, onde vão ocorrer mudanças ao longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com