TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAIR - Perda Auditiva Induzida Por Ruído

Pesquisas Acadêmicas: PAIR - Perda Auditiva Induzida Por Ruído. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O termo ruído é usado para descrever sons indesejáveis ou desagradáveis, quando o ruído é intenso e a exposição a ele é continua, em média 85 decibéis (dB) por oito horas por dia, ocorrem alterações estruturais na orelha interna, que determinam a ocorrência da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). A PAIR é o agravo mais frequente à saúde dos trabalhadores, estando presente em diversos ramos de atividade, principalmente siderurgia, metalurgia, gráfica, têxteis, papel e papelão, vidraria, entre outros.

Segundo estudiosos, a PAIR surgiu há muitos anos em decorrência de fatos históricos, por exemplo, na Idade Média na China, a descoberta da pólvora e sua utilização provocaram esta doença em várias pessoas, bem como a surdez dos ferroviários e tecelões na época da Revolução Industrial, uma vez instalada no indivíduo não tem cura, o que pode ser evitado é que a doença evolua

AGENTES CAUSADORES

Pode ser causada por uma exposição de uma só vez para um som “impulso” intensa, tal como uma explosão, ou por exposição contínua a sons elevados ao longo de um período prolongado de tempo.

Fontes de ruído que podem causar PAIR incluem motociclos, foguetes e armas de fogo pequenas, todos os sons que emitem de 120 a 150 decibéis.

Exposição prolongada ou repetida a sons iguais ou superiores a 85 decibéis pode causar perda de audição.

Sons de menos de 75 decibéis, mesmo após longa exposição, não são susceptíveis de causar perda auditiva.

FATORES DE RISCO

Fatores Ambientais

É comum em condições normais de trabalho a coexistência de vários outros fatores, que podem agredir diretamente o órgão auditivo ou através da interação com o nível de pressão sonora ocupacional ou não ocupacional, influenciando o desenvolvimento da perda auditiva. Alguns, dentre estes fatores, merecem referência: agentes químicos: solventes (tolueno, dissulfeto de carbono), fumos metálicos, gases asfixiantes (monóxido de carbono); agentes físicos: vibrações, radiação e calor; agentes biológicos: vírus, bactérias, etc.

Fatores metabólicos e bioquímicos

Diabetes mellitus e outras como Síndrome de Alstrom.

Insuficiência adreno-cortical.

Dislipidemias, hiperlipoproteinemias.

Doenças que impliquem distúrbios no metabolismo do cálcio e do fósforo.

Distúrbios no metabolismo das proteínas. Ex: distúrbios de melanina.

Hipercoagulação. Mucopolissacaridose.

Disfunções tireoideanas (hiper e hipotireoidismo).

Outros Fatores

O constante de salicilatos (ototoxidade). Existência de perda auditiva comprovadamente por uso de substâncias ototóxicas (aminoglicosídeos, derivados de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com