TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTE EXPERIMENTAL

Tese: PARTE EXPERIMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Com o objetivo da utilização correto da balança analítica, o peso das amostras de sal, açúcar e amido, obtidos através da utilização desta, foram 0,8415g, 1,244g, 2,053g respectivamente. Entretanto, ocorreu uma disparidade entre os valores significativos obtidos e os preestabelecidos (Sal 0,8450g, açúcar 1,242g e amido 2,043g) devido a fatores externos.

INTRODUÇÃO

Um dos procedimentos mais comuns efetuados no laboratório é o de medidas de massas. A massa de um corpo é a quantidade de matéria, nele contido, e essa é uma propriedade independente do meio. Todavia, o calculo do peso de um corpo é uma propriedade influenciável pelo meio; e baseando-se nisso, as qualidades mais apreciáveis de uma balança analítica são a sensibilidade e precisão.

Esses fatores de pesagem estão intimamente relacionados com a localização da balança analítica e com as habilidades do operador. Para conservar tais qualidades, hão de serem considerados nas operações de pesagem a posição da balança, cuidados operacionais e influências físicas sobre as pesagens.

2.1 O objetivo desse experimento é aprender a utilizar corretamente a balança analítica.

PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Materiais e Reagentes

Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de Química da Universidade Estatual do Piauí, foram utilizados neste experimento:

Balança Analítica (precisão±0,1 g)-Fabricante:

Espátula

Vidro de relógio

As seguintes substâncias, dispostas no laboratório de Química da Universidade Estatual do Piauí, foram utilizados neste experimento:

Açúcar

Amido de milho

Sal

3.2 Procedimentos

Foram pesadas três amostras distintas de sal, açúcar e amido, nesta ordem, anotando-se os valores obtidos, com incertezas nos valores significativos; Com a utilização de uma espátula, foram colocadas no vidro de relógio que se encontrava no centro da balança, quantidades aleatórias das respectivas amostras, no instante de cada pesagem, até obtenção de valores aproximados aos preestabelecidos.

Durante o processo de pesagem, de cada amostra, utilizou-se da tara e da limpeza do vidro de relógio utilizados.

RESULTADOS

Amostra Valor Preestabelecido Valor obtido Unidade

Sal 0,8450 0,8415 g

Açúcar 1,242 1,244 G

Amido 2,043 2,0530 G

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com