TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATHMONIA

Resenha: PATHMONIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

2.2 PATRIMÔNIO

Pode ser definido como patrimônio: um conjunto de bens, direitos e obrigações suscetíveis de depreciação econômica, para com terceiros que pertencem a uma pessoa física, sociedade ou instituição de qualquer natureza, ou finalidade com ou sem fins lucrativos. De uma forma resumida podemos aplicar à conceituação de patrimônio o Patrimônio Líquido que igual a Bens + Direitos –Obrigações; é necessário conhecermos a riqueza líquida da empresa ou pessoa.

Podem-se ter três situações líquidas patrimoniais possíveis: Líquida Positiva: quando os bens e direitos da empresa excedem o valor das obrigações exigíveis; Líquida Negativa (Passivo a descoberto): quando os bens e direitos forem menores que as obrigações exigíveis e por fim a situação Líquida Nula: quando os bens e direitos são iguais às obrigações exigíveis. Os bens e direitos que são pertencentes ao patrimônio são denominados de Ativo e Passivo.

No ativo as contas que compõem esta parte do patrimônio são aquelas que demonstram para onde foram os recursos da empresa, caracterizado como: contas de aplicação dos recursos. É a representação das contas dos bens e direitos da empresa.

Bens: é tudo que satisfaz as necessidades econômicas da empresa; podem ser tangíveis (que são palpáveis, tem forma física) ou intangíveis (que são palpáveis incorpóreos). Direitos: são os valores que juridicamente pertencem à empresa, mas que por alguma razão estão em posse de outrem. Um exemplo: a empresa vendeu uma máquina a prazo: como não recebeu o dinheiro ainda, o valor da venda é um DIREITO da empresa, porém estará figurado no Balanço Patrimonial no ATIVO CIRCULANTE. Passivo: são as contas que nessa parte do Balanço Patrimonial demonstram de onde se originou os recursos, acabam representando as obrigações para outrem. Obrigações: é o inverso de Direitos, pois são as dívidas contraídas pela empresa e que possuem ou não um prazo determinado para pagamento. Podemos citar como exemplos: salários a pagar, fornecedores, aluguéis; outro gasto que pode ser lançado nessa área são as Provisões que são as dívidas sem um vencimento prévio definido que são as férias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com