TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAULA

Resenha: PAULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCRETO 4

1) LETRA B- Em nossa realidade, estudos têm apontado que nas famílias de classe média permanece uma hierarquia de papéis, organizados a partir de uma visão tradicional do homem como provedor material e moral do núcleo familiar;

2) LETRA D- Marido, esposa e filhos biológicos ou adotivos;

3) a) Como pode ser explicado o poliformismo familiar? O termo poliformismo significa “muitas formas” e é originário do grego (poli = muitas e morphos = formas), neste caso o poliformismo familiar pode ser explicado como os diferentes tipos de família que surgiram nos últimos anos, fugindo do núcleo consagrado “marido, esposa e filhos”. Podemos observar agora casais homossexuais como núcleo da família, assim como avós ou mesmo tios também neste papel. Estas diferentes formações familiares não são responsáveis pelo fracasso escolar dos alunos, e sim uma série de outros fatores.

b) A dificuldade de aprendizagem é um tema que deve ser estudado levando-se em conta todas as esferas em que o indivíduo participa (família, escola, sociedade, etc...). Sabe-se que nunca há uma causa única para o fracasso escolar. Quando falamos de aprendizagem e conhecimento não estamos nos referindo somente a conteúdos disciplinares, mas também a conhecimento e desenvolvimento vital que são tão importantes quanto.

4) O homem, sociologicamente, é um ser composto. Isto significa que sua identidade é definida por diversas realidades e elementos como sua origem, história, etnia, religião e família. Enquanto a sociologia o define como um ser fundamentalmente social a psicologia o vê como um indivíduo autoconsciente e a filosofia o conceitua como um ser moral e racional, como expunha Hegel. Para a teologia, o fato de ser espiritual o distingue de toda a criação. Este ser complexo deve, portanto, ser observado por lentes antropológicas que nos ajudem a perceber seus valores e padrões de comportamento visto que cada sociedade humana se agrupa e organiza de uma maneira única e distinta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com