TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCN SEGUNDO CICLO

Artigo: PCN SEGUNDO CICLO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos importantes precisam ser considerados pelos professores no segundo ciclo, como por exemplo, a importância do conhecimento prévio do aluno como ponto de partida para a aprendizagem, o trabalho com diferentes hipóteses e representações que as crianças produzem, a relação entre a linguagem matemática e a língua materna e o uso de recursos didáticos como suporte dos alunos.

Devemos considerar também, as capacidades cognitivas dos alunos pois, é nessa fase que eles começam a estabelecer relações de causalidade, ou seja os porquês e para que servem começam a surgir, eles começam a questionar as coisas. O pensamento ganha uma maior flexibilidade para que aceitem as transformações.

A reversibilidade do pensamento permite a observação de que alguns elementos dos objetos e das situações permanecem e outros se transformam. Passam a descobrir regularidades e propriedades numéricas, geométricas e métricas. Aumenta a possibilidade de se compreender significados de operações e suas relações. Suas hipóteses também são ampliadas para contextos mais amplos, ou seja, percebem que algumas regras, propriedades, padrões que identificam nos números que conhecem, também podem ser identificados em números maiores.

Os alunos do segundo ciclo, em relação aos do primeiro ciclo, têm maior concentração e capacidade verbal para expressar com mais clareza suas ideias e opiniões.

Outro fato importante é que, os alunos deixam de ver suas opiniões como verdades absolutas e passam a enxergar as opiniões alheias, fazendo assim uma comparação entre as duas. Isso possibilita comparar e analisar diferentes estratégias de solução.

Neste ciclo são ampliados os conceitos já trabalhados no primeiro ciclo, como por exemplo, números naturais, adição, medidas, etc., as crianças estabelecem relações para conhecerem novos conceitos, como por exemplo, números racionais, e melhoram procedimentos conhecidos como contagem e medições, e constroem novos, como cálculos que envolvem proporcionalidade.

Nesta fase, o professor deve levar seus alunos a compreender enunciados, terminologias e técnicas convencionais sem, desvalorizar e desestimular suas hipóteses e estratégias pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com