TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POEIRAS EXPLOSIVAS

Exames: POEIRAS EXPLOSIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  9.851 Palavras (40 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 40

Centro Universitário Anhanguera de Santo André (UniA)

Engenharia de Produção

Elcio Rogério Machado RA: 1107277558

Jefferson do Couto Bezerra RA: 1158393892

Marcilio Batista de Sena RA: 1191423344

Michel Rodrigues Ferreira RA: 1155374965

Ricardo Pereira dos Santos RA: 1184389681

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DE FÍSICA III

Santo André, SP

2012

Elcio Rogério Machado RA: 1107277558

Jefferson do Couto Bezerra RA: 1158393892

Marcilio Batista de Sena RA: 1191423344

Michel Rodrigues Ferreira RA: 1155374965

Ricardo Pereira dos Santos RA: 1184389681

Atividade Prática Supervisionada

de Física III

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Centro Universitário Anhanguera de Santo André (UniA), como exigência parcial para aprovação na disciplina Física III no curso de Engenharia de Produção.

Orientador:

Prof. Celso.

Santo André, SP

2012

INTRODUÇÃO

Atualmente existem várias formas de prevenir uma explosão causada por poeiras, todavia pouco se faz para diminuir estes acidentes. As normas de segurança tentam minimizar os efeitos e os riscos, mas se não houver uma conscientização dos fatores que causa o risco, isso de nada irá resolver.

Muitos estudos demonstram que uma das maiores preocupações dos técnicos de segurança é disponibilizar um local ao qual o funcionário possa realizar suas funções de forma segura e coerente, para que tanto o empregado quanto o empregador possam conseguir seus objetivos.

A falta de informação quanto aos riscos físicos, químicos e a segurança do trabalho são algumas das causas que geralmente ocasionam acidentes nas indústrias, e isto é uma triste realidade no dia-dia do brasileiro.

POEIRAS EXPLOSIVAS

As indústrias que processam produtos que em alguma de suas fases se apresentem na forma de pó, são indústrias de alto potencial de risco quanto a incêndios e explosões, e devem, antes de sua implantação, efetuar uma análise milimétrica dos mesmos e tomar as precauções cabíveis, pois na fase de projeto as soluções são mais simples e econômicas, porém as indústrias já implantadas, com o auxílio de um profissional competente, poderão equacionar razoavelmente bem os problemas, minorando os riscos inerentes. Citamos algumas atividades industriais reconhecidamente perigosas quanto ao risco de incêndios e explosões: indústrias de beneficiamento de produtos agrícolas, indústrias fabricantes de rações animais, indústrias alimentícias, indústrias metalúrgicas, indústrias farmacêuticas, indústrias plásticas, indústrias de beneficiamento de madeira e indústrias do carvão.

Nestes locais também se encontra riscos de incêndios os quais ocorrem com todas as poeiras combustíveis, porém, para que tal aconteça é necessário que a quantidade de material combustível seja muito grande, e as partículas, tenham pouco espaço entre si, impedindo um contato direto e abundante com o oxigênio do ar. As partículas devem, porém estar afastadas entre si, de maneira que apesar da existência da fonte de ignição e da consequente combustão local, não seja permitida a propagação instantânea do calor de combustão às partículas localizadas nas camadas mais internas, devido à insuficiência de ar. Desta forma, a queima se dá por camadas, em locais onde poeiras estejam depositadas ao longo das jornadas de trabalho, ou numa das seguintes formas: empilhados, em camadas, armazenados em tulha, depósitos e outros.

A ignição que ocorre em camadas deve ser controlada com cuidado, para evitar que o material depositado em estruturas, tubulações e locais de difícil visualização e limpeza, sejam colocados em suspensão, formando a nuvem de poeira, que evoluirá para explosão, pois há no ambiente os fatores de deflagração da mesma, isto é fogo e energia. O incêndio por camadas, outrossim, é de difícil extinção, podendo prolongar-se por várias horas após sua extinção.

Não se pode deixar de destacar o grande risco de explosões, o qual ocorre frequentemente em unidades processadoras em referência, onde as poeiras tenham propriedades combustíveis. É necessário, porém, que as mesmas estejam dispersas no ar e em concentrações adequadas.

Isto ocorre em pontos das instalações onde haja moagem, descarga, movimentação, transporte etc., desde que sem controle de exaustão e desde que, obviamente existam os fatores desencadeantes.

As misturas combustíveis finamente pulverizadas são em geral muito perigosas. Os depósitos de poeira combustíveis sobre vigas, sobre máquinas em torno dos locais de transferência no transporte, são suscetíveis de incendiar com chamas. Ao entrar em ignição, as poeiras combustíveis suspensas no ar podem produzir fortes explosões. Por outra parte, se as poeiras são agentes oxidantes e se acumulam sobre superfícies combustíveis, o processo de combustão se acelera consideravelmente no caso de incêndio. Se misturar um agente oxidante finamente pulverizado com outras poeiras combustíveis, a violência da explosão resultante será muito mais grave que se faltasse tal agente oxidante. Para sufocar ou deter os incêndios ou deflagrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com