TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPRA-Significa Programa de prevenção de riscos ambientais

Artigo: PPRA-Significa Programa de prevenção de riscos ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

PPRA-Significa PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

O PPRA é um documento fundamental na saude dos trabalhadores,para uma boa gestão de segurança e medicina do trabalho,esse programa foi criado pela Norma Regulamentadora (nr)9 redação inicial dada pela portaria n 25,de 29 de dezembro de 1994,da Secretária de Segurança e Saude do trabalho,esse programa é garantia de preservação da saude e integridade dos colaboradores aos riscos do ambiente onde trabalham.

Esse programa é obrigatório,pois ajuda a melhoras a qualidade,prudutivdade e as condições onde trabalham,previni ações judiciais causadas por doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Todos os empregadores e empresas que tenham trabalhadores como empregados são obrigados por lei a ter essa elaboração e implementação do PPRA,a partir de condominios de predios ou lojas,não importanto o grau de risco e nem a quantidade de trabalhadores,podendo assim ter um monitoramento e controle de acidentes.

AGENTES MECANICOS

Para efeito da norma regulamentadora 09(PPRA-Programa de Prevenção de riscos ambientais)são riscos ambientais os agentes fisicos,quimicos,biologicos,ergonômicos e de acidente(conhecido por agente mecañicos).

Agentes mecanicos estão mas condições de construcão,instalação fisica,mexendo com maquinas ou ferramentas que tem condição de risco ,dando insegurança no ambiente de trabalho,podendo levar a lesões fisicas ou danos materias em maquinas e instalações.

Se clessificam arranjo fisico,maquinas e equipamentos ,ferramentas manuais defeituosas,instalações eletrica inadequadas,falta de sinalização,perigo de incedio ou explosão,podendo provocar cortes,amputações,fraturas,queimaduras e mutilação.

EXEMPLOS DE ALGUNS AGENTES MECANICOS

1) Irregularidade no piso e obstaculos nas vias de circulação são geradores de risco mecanico,a queda seria o risco mecanico,o mesmo se da a elementos com possibilidade de incendio ou deslizamento no local.

2) Burracos no piso a rigor o contato não provoca lesão,mais pode provocar uma queda(esta sim geradora de lesão)

Para evitar esses acidentes a melhor maneira e prevenir por isso existe leis que obrigam o empregador a ter os devidos cuidados,fazendo exames periodicos,admissionais,demissionais e o de retorno ou troca de função,cumprindo o PCMSO(Programa de controle medico de saude ocupacional,dando melhores condições ao trabalhador,observando os problemas de saude localizados,identificando os riscos e fazendo medida para evitar doenças,realizando tambem a educaçao sanitaria.

Agentes de Riscos Mecanicos

-Golpe ou decepamento

-Choque ou impacto

-Ejeccão de fluidos e elevada pressão

-Projeção de objetos

-Perda de estabilidade

Fontes de Riscos Mecanicos

-Superficie escorregadias

-Superficies com diferença acentuada de nivel

-Materias aquecidos

-Materias perfuro-cortante

-Materias ou sitemas energizados

-Iluminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com