TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREFIXES E SUFFIXES

Tese: PREFIXES E SUFFIXES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

PREFIXOS E SUFIXOS

Existem elementos que servem para formar outras palavras, a partir de um radical comum: são os prefixos e os sufixos. São muito importantes, pois formam as palavras derivadas. Os afixos (assim se chamam os prefixos e os sufixos) são portadores de importante parcela do significado de uma palavra. Com tais elementos podemos alterar o significado inicial de uma palavra. Em português, usamos afixos que vieram do latim, do grego e outros que são da própria língua; estes se chamam vernáculos.

Sufixos nominais formam substantivos e adjetivos. Sufixos verbais formam verbos. Há apenas um sufixo formador de advérbios: é o sufixo -mente.

Novas regras conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

O hífen passa a ser empregado em todas as composições em que o segundo elemento começa pela letra h: anti-higiênico, extra-humano, super-homem, geo-história.

Contudo, não se usa o hífen em formações que contêm os prefixos des- e -in e nas quais o segundo elemento perde o h inicial. Exemplos: desumano, desumidificar, inábil.

O hífen sempre é empregado se o primeiro elemento da palavra composta for além, aquém, recém ou sem.Exemplos:

Além-mar, recém-casado, sem-cerimônia.

O hífen também passa a ser usado nas palavras em que o prefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento.

Exemplos:

Anti-ibérico, contra-almirante, micro-ondas, auto-observação, eletro-ótica.

O prefixo co sempre se aglutina ao segundo elemento da palavra. O prefixo re geralmente se aglutina com o segundo elemento do vocábulo, mesmo quando iniciado por o ou e.

Exemplos:

Coordenar, reescrever, reeleição, corréu.

O hífen é usado nas formações com os prefixos circum e pan quando o segundo elemento começa por vogal, m ou n (além de h, caso já considerado).

Exemplos:

Circum-navegação, pan-africano.

O hífen é usado nas formações com os prefixos hiper, inter e super, quando combinados com elementos iniciados por r ou h: hiper-requintado, hiper-hidrose, inter-resistente, inter-helênico, super-homem, super-revista. Já os outros casos não aceitam hífen.

Exemplos:

Hipermercado, superproteção.

Sempre se usa o hífen nas formações com os prefixos ex e vice, além, aquém, bem, recém e sem.

Exemplos:

Ex-diretor, ex-primeiro-ministro, vice-presidente, além-mar, bem-sucedido, aquém-mar ou aquém-Pirenéus, recém-nascido

O hífen é usado nas formações com os prefixos tônicos acentuados graficamente pós, pré e pró, quando o segundo elemento tem vida à parte (ao contrário do que ocorre com as correspondentes formas átonas que se aglutinam com o elemento seguinte).

Prefixos e Sufixos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com